HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Primeiro dia do Congresso de Mulheres 2017: Raabe e o Fio de Escarlata

Primeiro dia do Congresso de Mulheres 2017: Raabe e o Fio de Escarlata

 

Depois de mais de 30 dias de jejum, subidas ao monte e orações no lar, finalmente chegou a hora das protegidas ouvirem o que o Senhor preparou para os 4 dias do Congresso de Mulheres 2017. Para começar atraindo a presença do Espírito Santo, a banda da Com12 abriu o Congresso adorando e louvando a Deus junto com a mulherada.

 

Em seguida, as congressistas assistiram ao testemunho poderoso do casal de Ministros André e Kátia, que superou uma traição e passou por uma restauração na vida a dois. Todo esse milagre só foi possível através do preciosso sangue de Jesus. No momento em que orava no Getsêmani, Jesus sabia que a hora da crucificação se aproximava e sabia também que seria entregue aos sacerdotes por um dos seus discípulos com quem andou por mais de três anos. Naquele lugar, Jesus derramou Seu sangue pela primeira vez. Aquelas gotas de sangue que saíam de Seu corpo representavam também a dor da traição e do engano que Jesus sentiu. E foi através da fé no sangue do suor de Jesus que a ministra Kátia aplicou o sangue  para perdoar e manter seu casamento edificado.

 

A noite seguiu com a apresentação maravilhosa e emocionante da equipe ComArtes, que mostrou com verdade e humor uma peça sobre a história de Raabe. A moça era uma prostituta que forneceu um esconderijo para os espiões de Josué e veio a crer em Deus antes mesmo de conhecer ou de ter visto Sua face. O FIO DE ESCARLATA foi usado como um sinal na casa de Raabe. Este fio vermelho foi posto na janela de sua casa, como sinal de um pacto, de uma promessa, um acordo que foi selado. Quando Josué viesse com seu exército para tomar e destruir toda a cidade de Jericó, vendo eles o FIO DE ESCARLATA na janela da casa de Raabe, eles não entrariam e não causariam danos, destruição e nem juízo a todos aqueles que ali estivessem com ela. Assim, Raabe  foi poupada durante a destruição de sua cidade. Foi inserida na cultura hebraica, se casou com um servo de Josué e teve um filho chamado Boás e um bisneto chamado Jessé, um tetraneto chamado Davi e sim, o nome de Raabe aparece na árvore genealógica do Filho de Deus.

 

E foi justamente sobre Raabe que a Apóstola Niara Ebenezer, anfitriã da nossa igreja, pregou. Espias foram enviados à cidade de Jericó, mas foram descobertos e por isso buscaram esconderijo na casa de Raabe. Ela deu proteção para aqueles homens e assumiu risco de vida. Essa atitude demonstrou sua fé em Deus. Jericó era uma cidade altamente protegida. Ela fora construída para resistir a fortes ataques. Mesmo assim, Raabe não confiou na proteção da cidade, mas na proteção do Deus dos Hebreus. Jericó não resistiu diante do poder de Deus, mas Raabe encontrou graça e ela e sua família sobreviveram. A apóstola

falou que o Fio de Escarlata que Raabe colocou na janela, representou o sangue de Jesus e Sua proteção. O sangue que Jesus derramou na cruz nos faz ser uma protegida de Deus.

 

O nome de Raabe aparece oito vezes nas Escrituras, e, em cinco delas, ela é apresentada como “prostituta”. Independe dos seus pecados, do seu passado, Deus protegeu Raabe. Essa história mostra que Deus não faz acepção de pessoas e apaga nosso passado e, assim como Raabe é preciso estar pronta para recomeçar. Deus tem um plano pra vida de cada mulher. O Deus dos céus é o mesmo da terra e o mesmo que salvou Raabe.

 

A apóstola Niara falou ainda sobre as características que possibilitaram Raabe ser uma protegida de Deus:

  • O temor ao Senhor: antes mesmo de conhecê-lo direito; apenas de ouvir falar, ela respeitou e acreditou no Deus dos hebreus.
  • Fé: ela acreditou nos servos de Deus, os escondeu e creu que a fita de escarlata iria proteger ela e sua família
  • Discrição: Raabe soube ser discreta e esperar a promessa de Deus para a sua vida, sem murmurar ou questionar.
  • Desprendimento: ela precisou se desprender da vida errada que tinha como prostituta para receber uma nova direção pra sua vida.

 

Sempre que Deus te pede algo é porque Ele tem algo maior pra te dar. A apóstolo encerrou a pregação declarando que “o verdadeiro amor lança fora todo medo”.

 

Josué 3 -  5. Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.