HOME / COM a Gente / Ministérios / Casais

Ministério Compaixão

O Ministério Compaixão é uma Organização Não-Governamental, que atua nas áreas de Saúde, Educação e Cidadania através dos seus diversos projetos. Iniciou a sua trajetória de atuação em 2009, com a missão de promover transformação e inclusão social, humana e espiritual através do evangelho de Jesus Cristo. Sua visão é ser uma referência na transformação social das comunidades carentes, e para isso utiliza como princípios norteadores : a excelência, a ética, princípios bíblicos, amor e a compaixão. Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal Lei 7.908/2010 e com inscrição nos Conselhos de Assistência Social e da Criança e do Adolescente na esfera municipal, o Ministério Compaixão vem atuando de forma propositiva visando contribuir com a transformação social de Salvador, através dos projetos: Casa da Amizade, Bom Samaritano, Sabedoria, Casa dos Esportes e Josué. Confira nosso site: http://173.192.45.80/ministeriocompaixao/

 

EQUIPE: – Ap. Niara Brandão Souza – Presidente – Pr. Hilário Hipólito da Cruz – Isabela Argolo de Almeida – Maiquel S. Kreusch – Maria Adalgisa Barbosa Moura – Ricardo Almeida – Raimundo José Soles Carneiro – Pra. Célia Maria Lima Pinheiro – Eunice Ribeiro de Santana – Pra. Antônia G. dos Santos de Jesus – Corpo de Voluntários – Mantenedores PROGRAMAS: Campanha dos alimentos Este é um programa permanente de captação de alimentos que atua em conjunto com os diversos parceiros, tais como: PESSOAS FÍSICAS, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS e IGREJAS. Os mantimentos adquiridos ao longo da campanha são destinados principalmente para as famílias em situação de risco e em situação de emergências que são atendidas pelo Ministério através das AÇÕES e PROJETOS. Grande parte dos alimentos que vão sendo arrecadados nesta campanha são destinados exclusivamente para o DIA DA AÇÃO SOCIAL onde acontece uma grande concentração de necessitados. Campanha dos agasalhos Este é um programa permanente de captação de roupas e agasalhos e atua em conjunto com os diversos parceiros, tais como: PESSOAS FÍSICAS, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS e IGREJAS. Os agasalhos e roupas que são adquiridos ao longo da campanha são destinados principalmente para as famílias em situação de risco e em situação de emergências que são atendidas pelo Ministério através das AÇÕES e PROJETOS Grande parte destas roupas e agasalhos são enviados para Instituições Assistenciais que atuam em parceria com o Ministério Com paixão. O público atendido nos DIAS DA AÇÃO SOCIAL também é beneficiado por este programa. Campanha dos brinquedos Este é um programa permanente de captação de brinquedos que atua em conjunto com os diversos parceiros, tais como: PESSOAS FÍSICAS, EMPRESÁRIOS, EMPRESAS e IGREJAS. Os brinquedos adquiridos ao longo da campanha são destinados principalmente para as crianças em situação de risco e em situação de emergência que são atendidas pelo Ministério através das AÇÕES e PROJETOS. Grande parte destes brinquedos são enviados para Instituições Assistenciais que atuam em parceria com o Ministério Com paixão. O público atendido nos DIAS DA AÇÃO SOCIAL também é beneficiado por este programa.

PROJETOS DO MINISTÉRIO:

 

1 – CASA DO TRABALHADOR: Status do projeto: EM ATIVIDADE Responsável: RICARDO ALMEIDA “Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos teus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem.” (Salmo 128:1- 2) Justificativa Crescimento das necessidades sociais: desemprego, fome, etc. Pouca qualificação e postura profissional de muitos candidatos a vagas no mercado, dificultando a nova inserção no mercado de trabalho; A presença de um número significativo de empresários e profissionais liberais aliançados com o Ministério Com paixão que poderão se tornar parceiros do projeto. Objetivo Contribuir e viabilizar aos assistidos pelo projeto a inserção ou a reinserção no mercado de trabalho. Estratégias de Intervenção 1. Oração 2. Formação Profissional 3. Orientação sobre ética profissional, postura e apresentação 4. Elaboração de currículos 5. Parceria com empresários e parceiros; 6. Captação de vagas de emprego 7. Encaminhamentos para seleção. Ore, invista, acredite e venha fazer parte desse grande desafio!

 

2 – SABEDORIA: Status do projeto: EM ATIVIDADE Responsável: EUNICE RIBEIRO “Os idosos está à sabedoria, e na longevidade o entendimento.” (Jô 12:12) Justificativa: “Ser idoso e ser velho” Idoso: quem tem muita idade; Velho: quem perdeu a jovialidade; A idade causa degenerescência das células; A velhice, a degenerescência do Espírito; Você é idoso quando sonha, e velho quando apenas dorme; Você é idoso quando ainda aprende, e é velho quando já nem ensina; Você é idoso quando se exercita, e velho, quando descansa; Você é idoso quando ama, e velho quando sente ciúmes; O idoso se renova a cada dia que começa, e o velho se acaba a cada dia que termina; Em suma, idoso e velho podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idades diferentes no coração.. Objetivo O Projeto Sabedoria para oferecer melhoria na qualidade de vida dos idosos através de um plano que viabilize a valorização e a participação pessoal, incentivando o aprendizado contínuo a fim de estimular a integração social dos mesmos na comunidade. Estratégias de Intervenção Promover integração social do idoso na comunidade; Estimular a autoestima e o cuidado pessoal; Proporcionar prazer e bem-estar em diversas áreas (sociais, emocionais, familiares) de suas vidas; Proporcionar noções de alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida; Desenvolver atividades artísticas e culturais como estratégia de participação e integração do grupo; Oferecer palestras sobre assistência farmacêutica e interações medicamentosas.

3 – JOSUÉ: Status do projeto: EM ATIVIDADE Responsável: PR. HILÁRIO O Projeto Josué é uma ferramenta usada para transformar cidades a partir de princípios bíblicos. O Projeto Josué presta serviços de cunho sócio-educativos, culturais, desportivos e espirituais fundamentadas nos mais amplos e restauradores princípios bíblicos que são capazes de alcançar o homem como um todo. O Projeto Josué também visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, em suas comunidades, através de balcões de oficinas, cursos de geração de empregos e renda, além de cursos profissionalizantes, executados por profissionais voluntários. O principal objetivo deste projeto é desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e serviços de âmbito social para a população dos bairros carentes de Salvador. A metodologia do projeto é desenvolvida através de cursos rápidos de geração de renda, cursos profissionalizantes, palestras, oficinas, prestação de serviços, apresentações artísticas, distribuição de brindes e clinica espiritual. As estratégias de intervenção são diversas e vai desde períodos de oração, divulgação do projeto nos diversos meios de comunicação, treinamento de equipe para consolidação e venda de produtos para arrecadação de produtos. No momento o Projeto Josué está promovendo cursos e ações na Casa da Amizade e a partir dela. A Casa da Amizade está localizada na Rua Benedito Jenkins, nº 220 no bairro de Águas Claras (próximo ao posto de gasolina e farmácia Zero Hora) e serve como base do Projeto Josué e é também uma das frentes de trabalho do Ministério Compaixão.

4 – CASA DOS ESPORTES: Status do projeto: EM ATIVIDADE Responsável: RAIMUNDO CARNEIRO O Projeto Casa dos Esportes se faz presente em um momento oportuno para o desenvolvimento de atividades esportivas, onde se agregam valores nas áreas de educação física, moral e intelectual para Crianças, Jovens e Adultos carentes, nas seguintes modalidades: Capoeira (estilo Lion Fight), Futebol, Basquete, Vôlei, Recreação e outros. O objetivo deste projeto é implementar o esporte com cunho social, com base na imediata inclusão de políticas públicas, dotando a cidade de equipamento e profissionais qualificados na área atrelada ao esporte, proporcionando as instituições e as mais diversificadas associações de praticas esportivas o desenvolvimento desse trabalho. Este projeto assegurará o acesso à comunidade carente, fortalecendo os laços de companheirismo, amizade e aceitação no grupo, além de proporcionar conhecimento sobre todos os seus aspectos técnicos e táticos inseridos no esporte, em igualdade de condições para todos. O Projeto Casa dos Esportes no momento está oferecendo oficinas esportivas na Casa da Amizade – frente de trabalho do Ministério Compaixão. A Casa da Amizade está localizada na Rua Benedito Jenkins, nº 220 no bairro de Águas Claras (próximo ao posto de gasolina e farmácia Zero Hora). OBS: Verificar modalidades disponíveis e horários das oficinas.

5 – CASA DA CRIANÇA: Status do projeto: EM CONSTRUÇÃO Responsável: ISABELA ARGOLO E MARIA ADALGISA “Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.” (Lc. 18:16) O aprendizado de uma vida começa na infância. A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. Estudos demonstram que a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta. Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas, aspectos sócio-emocionais e espirituais, a criança terá uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais fortalecidas. Entretanto, existem muitas famílias em situação de pobreza, não permitindo a esses pequeninos o acesso a tais condições e dessa forma o desenvolvimento infantil pode romper um ciclo de falta de oportunidades. É a partir desse fundamento que nasce o Projeto Casa da Criança, cujo objetivo é contribuir para a redução da exposição de crianças com idade entre 03 e 06 anos à situação de risco social* no bairro da Boa Vista de São Caetano. (* Residências próximas à pontos de trafico de drogas, famílias desestruturadas, pobreza extrema, trabalho infantil, violência sexual, violência doméstica, etc). O Projeto terá na sua 1ª etapa, a implantação de uma brinquedoteca, visando propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento integral das crianças e suas famílias contribuindo para a (re)construção da identidade e potencialidades infantil através de práticas lúdicas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, criatividade e sociabilidade das crianças envolvidas. Bem como, contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares, através de princípios bíblicos. Venha, participe e contribua para a realização desse grande desafio! Os primeiros anos de vida são para sempre!

6 – BOM SAMARITANO: Status do projeto: EM ATIVIDADE Responsável: PRA. GENI “Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.” (Lucas 10.33) O objetivo do Projeto Bom Samaritano é prestar socorro de emergência para as pessoas que estão em situação de risco nas ruas. O projeto visa conhecer as necessidades principais destas pessoas, para que de forma rápida e eficaz seja feita a intervenção, visando sempre trazer as soluções necessárias para a vida das pessoas atendidas. O Projeto Bom Samaritano entende que o alimento físico é uma das urgências do público alvo atendido (moradores de rua), mas que este alimento por si só não trará as mudanças necessárias para que estas pessoas vivenciem uma nova vida e por este motivo o projeto promove também atendimentos e orientações espirituais através do discipulado. Através do corpo de voluntários deste projeto é proposta uma reaproximação entre o atendido e a sua família, visando assim restaurar os valores morais e familiares perdidos ao longo da jornada de vida. O Bom Samaritano estabelece parcerias com: Hospitais, Maternidades, Postos de Saúde, Centrais de Reabilitação, Dentistas, Nutricionistas, Educadores em geral, Profissionais de diversas áreas, etc. As atividades deste projeto acontecem principalmente durante a madrugada que é o horário onde os moradores de rua (publico alvo) aparecem em maior exposição, sendo propicio assim uma aproximação dentro da proposta do projeto. O Projeto BOM SAMARITANO tem realizado uma Ação de COMPAIXÃO pelas ruas do Salvador com o objetivo principal de alcançar em um primeiro momento os moradores de rua das regiões da Barroquinha, Aquidabã, Nazaré e Pelourinho. A ação acontece as quintas feiras com uma periodicidade quinzenal,sempre após as 23:00 hs e se estende por boa parte da madrugada. A equipe do Projeto conta com a ajuda de profissionais voluntários que atuam em diversas áreas e também com o apoio do Ministério Hananias (COM). Já existem outros 11 lugares espalhados pela cidade do Salvador que foram identificados pelo projeto e que serão alcançados gradativamente por esta mesma iniciativa. Atualmente são distribuídos em média de 250 lanches aos necessitados e também são realizados períodos de Oração, Intercessão e Ministração da Palavra de Deus aos assistidos. Além do alimento espiritual e físico, o projeto também identifica outras necessidades urgentes dos moradores de rua, tais como: roupas e agasalhos e realiza posterior entrega.

7 – EBENÉZER – Central de Reabilitação Ebenézer: Status do projeto: EM ANDAMENTO Responsável: MAIQUEL S. KREUSCH “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo.” (I Pedro 1.13) A CEREBES é um projeto desafiador que apresenta uma nova proposta de recuperação para todos aqueles que estão envolvidos com os mecanismos que induzem ao vicio, principalmente álcool e drogas. O projeto é totalmente voltado para a plena recuperação de homens (publico alvo inicial) que possuem comprometimentos com o vicio, como os citados acima. O principal diferencial deste projeto é uma NOVAPROPOSTA que visa um expressivo aumento no índice de recuperação das pessoas comprometidas com tais amarras malignas. Nossa Missão Ser referência no tratamento de homens com distúrbios e debilidades decorrentes do uso e abuso de drogas, álcool ou quaisquer outros mecanismos que induzam ao vício. Nossa Visão Tornar-se um diferencial, responsável pela reabilitação completa de homens, vindos dos mais diversos contextos e realidades, para que eles sejam reinseridos no contexto social, capacitados e conscientizados plenamente de suas responsabilidades como Seres Humanos completos, que foram Criados por Deus. Nossos Valores – Fé no Senhor Jesus Cristo; – Transparência; – Companheirismo; – Comprometimento; – Seriedade; – Responsabilidade; – Relacionamentos; O Projeto CEREBES (Central de Reabilitação Ebenézer em Salvador) está em andamento e visa em um primeiro momento auxiliar, apoiar e dar cobertura espiritual quando necessário a Centros de Recuperação Parceiros. O acompanhamento e atividades da equipe CEREBES acontece semanalmente e já tende 2 Centros de Recuperação em Salvador-BA.

8 – CASA DA AMIZADE: Líder: Isabela Almeida E-Mail: isabela.compaixao@com12.com

Outros Ministérios: