HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Vivendo na Unidade da Fé

Vivendo na Unidade da Fé

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2017 – ANO DO AMOR”

Célula de Multiplicação – 27.08.2017

Tema: “Vivendo na Unidade da Fé”

Texto: 1Co 1.10

INTRODUÇÃO

Não podemos negar que a proposta de viver em unidade se torna um grande desafio para as pessoas, haja vista as diferenças que há nas personalidades totalmente distintas entre os homens, o que, por muitas vezes, gera múltiplos conflitos, ameaçando a comunhão humana e estabelecendo a distância entre as pessoas. Olhando a partir desta verdade, precisamos, como irmãos que professam a mesma fé, andar nos princípios de Cristo que nos ensina como viver em unidade, o que nos faz mais fortes, nos levando, assim, a dar para o mundo um testemunho eficaz da nossa fé n’Ele. Através da unidade da igreja nosso testemunho impactará o mundo e todos verão a vida de Deus expressa em nós.

1.    ANDANDO EM UNIDADE

A unidade é o requisito básico para a edificação da igreja – o Corpo de Cristo. No texto acima, o apóstolo Paulo usa a expressão “rogo-vos, irmãos”. Rogar é muito mais que simplesmente pedir, é implorar com veemência. O apelo de Paulo revela a sua preocupação em preservar o Corpo de Cristo – a igreja, através da unidade dos seus membros. Fomos chamados para representar o Deus de amor. Se verdadeiramente cremos no Senhor, precisamos viver de tal maneira que o Seu nome seja honrado por nós e a forma de vivermos dignamente no Corpo de Cristo é andando na unidade da fé. Já temos a unidade do Espírito, pois é o mesmo que habita em cada um de nós. Tão somente precisamos preservá-la. Assim nos diz a Bíblia: “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4.3). A Palavra de Deus nos ensina que “há um só Corpo e um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Isto é: para alcançarmos a unidade da fé precisamos ser um só no Senhor (Ef 4.4-6). Quando andamos na unidade da fé, a igreja vive protegida contra as investidas do inimigo. Não vive na unidade da fé aquele que não vive a vida da igreja e que não tem nenhum compromisso com o ministério, andando sem a cobertura de uma liderança. Quando se vive assim é fácil ser enganado.

2.    PASSOS PARA VIVER EM UNIDADE

• HUMILDADE
Precisamos ter a capacidade de sabermos o conceito que temos de nós mesmos. Uma pessoa humilde sabe reconhecer as suas falhas. É uma pessoa na qual se vê a ausência da prepotência e da arrogância em sua maneira de viver.
• MANSIDÃO
Ter brandura no falar e no agir. Quem é manso fala de maneira correta e sem ofender as pessoas no momento em que se resolve alguma questão. É ter controle de uma situação quando todos estão impacientes. É saber controlar a ira e ficar calado no momento em que é preciso só ouvir.
• AMOR
Viver a unidade em amor é a opção mais nobre para manter uma igreja saudável e atrair pessoas para Cristo. Quem ama vive a dimensão do perdão, suporta, compreende e vive em perfeita comunhão com os outros.

CONCLUSÃO

Jesus não nos deixará ser vencidos pelas tempestades, mas antes nos dará o livramento. Entreguemos a Ele o comando do nosso “barco” e aprendamos a confiar em Deus e na sua infinita misericórdia que, como diz a Palavra, “dura para sempre”.