HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Uma Aliança Eterna

Uma Aliança Eterna

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2017 – ANO DO AMOR”

Célula de Multiplicação – 09.07.2017

Tema: “Uma Aliança Eterna”

Texto:  Hebreus 13:20-21

INTRODUÇÃO

Biblicamente, aliança implica em fidelidade e lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessas, compromissos e honestidade. A aliança de Deus para conosco é eterna. É uma aliança que não se quebra e se mantém por toda a eternidade. Em toda a Bíblia, somos instruídos a viver em fidelidade e proceder corretamente na nossa forma de viver a fim de agradarmos o coração do nosso Deus. Não importa a hierarquia a que estamos submetidos ou qual a liderança que exercemos, a Palavra de Deus é para todos. Ela é imutável. Se os princípios dessa Palavra forem alterados, se a compaixão, a justiça, a retidão, o amor e a fidelidade não forem vividos, vem a esterilidade e a maldição (Dt 32.4). Ser fiel é ser digno de confiança, é ser leal, firme no compromisso e sempre constante na fé em Deus e em Sua Palavra. Como viver, pois, uma vida aliançada com Deus?

1.  SERVINDO SOMENTE AO SENHOR – Js 24.114-15 

Se quisermos realmente viver aliançados com Deus, temos que ser fieis aos princípios contidos na Sua Palavra. Não podemos viver uma vida dúbia, ora servindo ao mundo, ora servindo ao Senhor. O profeta Elias fez esta pergunta ao povo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, se é Baal, segui-o” (1Rs 18.21). Isto nos mostra que não podemos estar aliançados com dois senhores, pois Deus é o nosso único Senhor. Todo infiel vive em um nível de esterilidade. Quando se vira as costas para a obra de Deus e Sua fidelidade, atrai maldição.

2.   CRESCENDO ESPIRITUALMENTE

Nosso coração deve ser como o que está no Salmo 139.23: “Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; e vê se há em mim algum caminho mal, e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 129:23-24). Isto significa dizer para Deus: “ilumine, Senhor, todas as áreas da minha vida para que tudo fique transparente e verdadeiro diante de Ti”. Não adianta ler a Bíblia em um mês inteiro e parar de ler nos demais meses. O crescimento virá com a leitura constante e cuidadosa da Palavra de Deus, realizada dia após dia. O seu crescimento acontecerá com a meditação constante na Palavra, ouvindo a voz do Senhor e orando “sem cessar” (1Ts 5.17). Aqueles que têm uma vida espiritual irregular pouco produzem na obra de Deus e não dão bom testemunho da sua aliança com Ele.

CONCLUSÃO

Sem o conhecimento da aliança eterna que Deus estabeleceu conosco, é quase impossível alguém entender o Plano Redentor que Ele fez para nos salvar. Assim diz o Senhor: “Não quebrarei o meu conserto, não alterarei o que saiu dos meus lábios” (Sl 89.34).