HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Tomando Uma Decisão de Fé

Tomando Uma Decisão de Fé

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  08.07.2018

Tema: TOMANDO UMA DECISÃO DE FÉ

Texto: Marcos 8:34

 

INTRODUÇÃO

A palavra ‘decisão’ do lat. ‘decisione’ significa o ato ou efeito de decidir, resolução, determinação, deliberação, desembaraço, disposição, coragem. E a palavra ‘seguir’, do lat ‘sequire’ significa ir atrás, acompanhar, andar em. Concluímos que a decisão de seguir a Cristo requer de nossa parte ter a determinação para fazê-lo. Mesmo quando alguém não se acha em condições de seguir a Cristo por sua vida estar ainda em desajuste, embaraçada com as circunstâncias desta vida, quando, no seu coração ela decide entregar sua vida a Ele e segui-lO, Jesus, como Senhor de sua vida, coloca tudo no lugar, conforme o Seu Propósito. Jesus nos diz na Sua Palavra: “Sem mim nada podeis fazer”(Jo 15.5). Como devemos seguir a Cristo?

1.NEGANDO A NÓS MESMOS 

Precisamos considerar a profundidade desse mandamento de Jesus: negar a si mesmo e tomar a sua cruz que constituem princípios que, verdadeiramente, nos conduzem à salvação, uma vez que são mandamentos daquele que nos deu o Seu exemplo e tem poder para salvar, pois em nenhum outro há salvação (At 4.12). Precisamos seguir a Cristo para que a nossa fé não seja vã, mas seja fortalecida através da obediência à Palavra do Deus Vivo e da esperança da vida eterna. Podemos perguntar a nós mesmos: tenho renunciado a tudo para seguir as pegadas de Jesus? Negar a si mesmo significa estar desprovido de todo sentimento faccioso, isto é o que causa divisão, como a inveja, a vaidade, o egoísmo, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência ( desejos da carne), lascívia (sensualidade), ira, desejo de vingança e de justiça própria, vícios e outros sentimentos que desagradam a Deus.
Negar a si mesmo é:
* Oferecer o outro lado da face, mesmo quando achamos que temos razão, porque a justiça pertence a Deus (M 5.39-41).
* Perdoar os que nos maltratam e fazer bem aos que nos odeiam (Mt 18.21-22).
* Bendizer os que nos maldizem e orar pelos inimigos e pelos que nos ofendem e nos perseguem (Mt 5.44).
* Ter a mesma humildade de Cristo (Fp 2.5-8), andando em santidade como Ele andou, guardando os Seus mandamentos e fazendo a Vontade do Pai.

2.  TOMANDO A NOSSA CRUZ

Jesus nos adverte: “Quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim(Mt 10.38). O Que significa tomar a cruz?

* É assumir o compromisso definitivo com o Evangelho de Cristo, a partir do arrependimento, conversão, abandono do pecado, vida de santidade, cumprimento dos mandamentos do Senhor e fazer a vontade de Deus. Jesus veio para salvar os perdidos e nos deu a missão de continuar a Sua obra: ganhá-los em oração e, através do evangelismo, testemunho, consolidá-los na Fé em Cristo, ensinando-lhes os princípios da Sua Palavra e enviando-os a fazerem outros discípulos para Ele.

* É estar crucificado com Cristo e, dentro do nosso interior, não viver mais nós mesmos, mas Cristo habitar dentro de nós e vivermos a vida, que nós vivemos no nosso corpo, na fé do Filho de Deus que nos amou e se entregou a si mesmo para morrer por nós na cruz do Calvário (Gl 5.20). Isso significa entrar pela porta estreita (Mt 7.13).

* É amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como Cristo nos amou: se necessário, dar a sua vida por ele, mas, sobretudo, investir do seu tempo em oração, ler e estudar a Bíblia e ganhar vidas para Cristo, fazendo delas discípulos de Jesus.

.

CONCLUSÃO

A decisão de seguir verdadeiramente a Cristo significa, portanto, negar ou renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz, conforme o exemplo de Jesus, que significa a obediência a tudo quanto Deus nos ordena em Sua Palavra.