HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Superando as Adversidades

Superando as Adversidades

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  01.07.2018

Tema: SUPERANDO AS ADVERSIDADES

Texto: Salmo 23:4

“Ainda que ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam” (Sl 23:4).

INTRODUÇÃO

Queiramos ou não, as adversidades fazem parte da vida. Superá-las é um dos grandes desafios que enfrentamos. Porém, Deus nos capacita, com as Sua armaduras, para lutarmos e sermos mais que vitoriosos em todas as nossas guerras. Esta deve ser a convicção que precisamos ter no nosso dia a dia.

1.DEUS É O NOSSO SOCORRO

Os problemas, sejam eles grandes ou pequenos, estão sempre presentes em toda a nossa existência, mesmo quando tudo está correndo bem e estando a nossa situação sobre controle. Todos nós podemos, em certos momentos, sermos surpreendidos e confrontados por problemas, lutas e dificuldades que nos tira da “zona de conforto” como se fossemos postos à prova, para testar a nossa fé em Deus e a nossa capacidade de conseguir enfrentar algumas situações difíceis e angustiantes. A Palavra nos diz que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Sl 46:1). Não podemos passar a mensagem de que quanto mais adversidades melhor, nem que o sofrimento é algo necessário à vida, pois não é assim que Deus manifesta, em nós, o Seu amor. O sofrimento, a angústia e a ansiedade, não são benéficos para nós, pelo contrário, nos tira a paz e nos rouba momentos de estarmos em intimidade com nosso Pai.

2. VENCENDO OS OBSTÁCULOS

Quando as dificuldades acontecem, devemos suportá-las com fé e esperança, sabendo que elas são passageiras em nossas vidas. A Palavra de Deus nos ensina que devemos, em tudo, dar graças “porque esta é a vontade de Deus para convosco” (1Ts 518). Isso não significa que devemos dar graças a Deus pelas adversidades. Aprender a lidar com elas e superá-las nos faz crescer e amadurecer para enfrentarmos, com fé, confiança e capacidade, os obstáculos e lutas futuras. Muitos acham que crendo no Senhor, estão livres das dificuldades e sofrimentos. Porém, não é isso que a Palavra de Deus nos ensina. Ela nos fala das lutas e tribulações da vida como sendo o “vale da sombra e da morte” (Sl 23.4). Esse vale representa o mundo em que vivemos, cheio de perigos e ciladas do inimigo. Nele, podemos encontrar vida e morte. A questão é sabermos buscar em Deus a parte boa e melhor para nossa vida.

CONCLUSÃO

Devemos encarar toda dificuldade que o Senhor nos permite passar, como treinamento que tem como objetivo nos moldar e nos fortalecer na caminhada por esta vida, sabendo que não somos suficientes, em nós mesmo, para superar todos os obstáculos e adversidades que, por vezes, nos sobrevêm. A nossa força vem de Deus.