Sujeita-vos à Deus | COM 12
HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Sujeita-vos à Deus

Sujeita-vos à Deus

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  10.06.2018

Tema: “ Sujeita-vos a Deus”

Texto:  Tiago 4:7

INTRODUÇÃO

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

Não conseguiremos resistir ao diabo com as nossas próprias forças. Se agirmos dessa maneira sairemos derrotado desse combate. O diabo não fugirá de nós se não estivermos nos sujeitando a Deus e à Sua Palavra. Para que tenhamos condições de resistir ao diabo, precisamos, antes de tudo, estarmos estar em santidade e comunhão com Deus. A palavra sujeitar, aqui nesse caso, tem o significado de: subordinar-se, obedecer, submeter-se ao controle de alguém, tornar-se dependente ou submisso, assumir uma responsabilidade. É assim que temos que proceder para com o nosso Deus. Há pessoas que agem exatamente ao contrário dessa verdade e ficam vulneráveis aos ataques, bem como aos desejos da carne e, por isso, acabam cedendo ao modo do mundo conduzir as pessoas, achando que adulterar, roubar, mentir, etc. são coisas normais.

1.   SUBMISSÃO E AUTORIDADE

Quando somos submissos a Deus e procuramos viver retamente dentro dos ensinos contidos em Sua Palavra, temos autoridade para resistir ao diabo e suas tentações. Quanto mais conhecermos a Deus, fazendo da Sua Palavra o nosso estilo de vida, mais protegidos e guardados por Ele estaremos e então saberemos discernir o que é de Deus e o que não é. A obediência à Palavra de Deus nos dá lucidez quanto ao agir do diabo com suas propostas que nos tenta afastar do caminho da Verdade. Aqueles que são submissos a Deus não são envergonhados ou derrotados, mas serão sempre mais que vencedores. Sujeitar-se ao nosso Pai Celestial é deixá-lo ser o nosso Pastor, assim como fez Davi (Sl 23:1), o qual era suprido e guiado por Deus. Quando somos obedientes a Deus, nos sujeitando à Sua vontade, nos tornamos um com Ele e então nenhum de nós será vencido pelo inimigo. Quem se submete ao Senhor será exaltado em tudo, mas o rebelde e insubmisso não desfrutará das bênçãos preparadas para aqueles que o amam.

2.   SUBMISSÃO É UM PRINCÍPIO DE DEUS

Ser submisso não é ser explorado ou usado, mas sim estar debaixo de uma missão. Quando Deus escolhe uma pessoa para cumprir um chamado, Ele a reveste de autoridade e esta fica sujeita à Sua direção e vontade.

Não podemos confundir submissão com escravidão. Submissão é um princípio de Deus, é viver sob a missão que Ele nos deu no Seu Reino. É seguir o que Jesus nos ensinou quando disse: “Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

CONCLUSÃO

Se você não tem conseguido vencer as tentações, recorra à Palavra de Deus e encontrará forças para vencer o mal. Sujeitar-se a Deus é render-se à Sua Palavra, fazendo dela a armadura para enfrentar o inimigo.