Renovando a Mente | COM 12
HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Renovando a Mente

Renovando a Mente

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  04.03.2018

Tema: “Vivendo em Unidade”

Texto:   Romanos 12:2

INTRODUÇÃO

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A Palavra de Deus nos passa a orientação de não nos conformar com este mundo. Há alguns que tomam a direção de pensar por conta própria, sem entrar em conformidade com a Palavra de Deus e, não poucas vezes, permitem ser direcionados pelos conceitos, padrões e pensamentos do mundo.

1.  MUDANDO PADRÕES E CONCEITOS

A Bíblia explica que só experimentaremos a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” quando decidirmos não nos conformar com este século. De que modo podemos fazer isso? Sendo transformados por meio da renovação da nossa mente. Concluímos, então, que renovar a mente é a chave para a nossa transformação necessária a fim de podermos experimentar a perfeita vontade de Deus.

Renovar a mente implica em mudança de padrões, de pensamentos, de estilo de vida contrário aos princípios de Deus e, consequentemente, implica em renúncia. Renunciar é o maior exemplo de crucificação do próprio eu, pois implica em deixar de fazer a própria vontade para fazer a vontade soberana de Deus. É abrir mão de argumentos como: “eu sou assim mesmo”, “Eu nasci assim e não posso mudar”, “esse é meu jeito de ser”, “eu acho assim” e esforçar-se para jogar fora toda maneira errada de pensar e agir, e estabelecer um novo começo através da Palavra de Deus.

A renovação da mente não pode ser superficial. Tem que ser profunda a ponto de processar uma transformação completa em todas as áreas da nossa vida. Renovar significa tornar novo algo que já está envelhecido. É muito mais do que uma restauração, é nascer de novo.

2.  NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO

O pensamento do mundo não tem sua base nos princípios de Deus, mas numa força sustentada na capacidade humana que vê os problemas, quase sempre, com negativismo e de difícil solução, sendo mais fácil acreditar que não vai dar certo e que não se é capaz, do que se apegar ao poder de Deus que tudo pode e nunca vê o impossível.

Mas como renovar a mente? Não é tão fácil! Porém, se não fosse possível, Deus não teria nos deixado essa direção. Muitos têm suas vidas atrasadas, não só no natural, mas também no espiritual, porque deixam de lado a necessidade do “novo nascimento” que consiste na regeneração da mente e na convicção de que somos dependentes da graça e da misericórdia do nosso Deus. Isso é também para nós, não apenas para os recém-convertidos. O Novo Nascimento, graças a Deus, não é oferecido apenas uma vez, mas sempre que necessitamos nos renovar no Senhor e decidir por um novo começo. Nunca é tarde para se tomar a decisão correta e mudar de rumo, “deixando as coisas que para trás ficam” e passando a viver uma nova vida guiada pelo Espirito Santo.

CONCLUSÃO

Jesus afirma que devemos receber o Reino de Deus como crianças. A criança tem uma mente santa, sem maldade e pensamentos impuros. Querer ser como uma criança é jogar fora tudo o que você foi até então e que não tem agradado a Deus e se colocar diante de Jesus, aceitando-o como seu único e suficiente Senhor e Salvador, a fim de que Ele lhe transforme na pessoa que Ele quer que você seja.