Pela Graça Sois Salvos | COM 12
HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Pela Graça Sois Salvos

Pela Graça Sois Salvos

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  18.02.2018

Tema: “Pela Graça Sois Salvos

Texto: Efésios 2:8-10

INTRODUÇÃO

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.”

A salvação é um dom gratuito de Deus. Ele lhe ama e deseja que você saiba que a salvação não é pelas obras, é um dom. O caminho da salvação, provido por Deus, é receber a Cristo como Senhor e Salvador.

Não somos dignos da Graça de Deus. Salvação é um dom gratuito ao indigno, ao que não merece, e todos nós estamos nesta categoria (Rm.6:23; Rm.5:6; Ef.2:8-9).

 

1.    SALVOS MEDIANTE A FÉ

Deus lhe ama e deseja que você saiba que há somente um caminho para a salvação: Jesus, mediante o nascer de novo (Jo.3:7). A única maneira de nascer de novo é receber Jesus como seu único e suficiente Salvador. Não somos filhos de Deus por natureza. Devemos receber Cristo a fim de nos tornar filhos de Deus. Somente Jesus pode perdoar nossos pecados e mudar nossa natureza (1Pe 2:24). Jesus tomou nosso lugar e derramou seu sangue a fim de nos purificar dos pecados. Quantidade alguma de “boas obras” pode lavar os nossos pecados ou trocar nossa natureza. A salvação ocorre quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, crendo que só Ele pode nos salvar. Quando ele entra em nossa vida e, assim, nós tornamos filhos de Deus, com uma nova natureza. Embora a salvação não seja pelas obras, ela sempre produz mudança de vida e nos leva a realizar grandes obras em nome de Jesus. Cristo entra na nossa vida como Senhor e Salvador mediante o convite pessoal. Então passamos a viver uma nova vida onde tudo se faz novo. (2Co 5:17). No momento em que confessamos nossos pecados e deles nos arrependemos e voltamos para Deus, Ele nos salva. Jesus deu ao ladrão, na cruz, uma resposta instantânea de salvação: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23:43).

2.    A SALVAÇÃO É SIMPLES

Devemos, pessoalmente, e com fé, clamar a Jesus para nos salvar. É assim que o recebemos.  Ele nos amou a ponto de morrer na cruz por nós. Eis uma oração que você pode fazer agora mesmo com todo o coração: Senhor Jesus, eu creio em ti e te recebo como Salvador e Senhor da minha vida. Perdoa meus pecados e me purifique com o Teu Sangue derramado na Cruz. Escreva meu nome no Livro da Vida. Entre no meu coração agora e faça morada dentro de mim. Amém!

A pessoa pode saber que é salva, não pelo sentimento, mas porque a Palavra de Deus assim afirma: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31).

A realidade de sua salvação mostrar-se-á em sua vida de amor a Deus e obediência no seguir a Cristo (Jo. 14:23). A salvação verdadeira produz boas obras e obediência à Palavra de Deus. Buscar a salvação fazendo boas obras mostra incredulidade na suficiência de Jesus Cristo para nos salvar. Entretanto, a salvação produz boas obras através da fé (Tiago2:20).

 

CONCLUSÃO

Deus nos ama tanto que deseja que estejamos na sua Presença, bem perto d’Ele e nos deu o melhor presente: a Vida Eterna. Ele nos proporcionou o caminho que nos conduz a Ele: Jesus. Alcançamos a Salvação e a Vida Eterna com Deus, crendo em Jesus e recebendo-o em nosso coração.