HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Ouvindo a Voz de Deus

Ouvindo a Voz de Deus

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  13.05.2018

Tema: “ OUVINDO A VOZ DE DEUS”

Texto:  João 10.1-5, 27, 29

INTRODUÇÃO

Você já teve alguma experiência de ouvir a voz de Deus? Como ouvir a voz de Deus, receber d’Ele uma orientação direta e clara para as nossas vidas? Precisamos ouvir a voz de Deus para nos dar força para vencer, para continuarmos lutando, para sermos consolados e confortados. No desespero de ouvir a voz de Deus, muitos procuram horóscopos, adivinhos, cartomantes, necromantes, feiticeiros, tarô etc. Mas essas são vozes de engano e morte, são vozes do “ladrão e salteador”, daquele que não é o nosso Pastor (João 10.1).

1.  A VOZ DE DEUS É AUDÍVEL (Jo 10.3, 27)

Todos podem ouvir a voz de Deus. Toda ovelha escuta e identifica a voz do Seu Pastor. As ovelhas de Jesus o seguem porque ouvem e conhecem a Sua voz (João 10.4). Na experiência do profeta Elias, quando fugia de Jezabel e se escondeu numa caverna, Deus falou com ele. E a voz de Deus foi audível, clara e nítida, mas também foi uma voz “mansa e delicada” (I Reis 19.12). Deus tem falado desde a antiguidade ao homem, sua criação. Deus nos fala de um modo claro, às vezes, em sonhos, visões. (João 33.14-18), mas nem sempre paramos para ouvir a Sua voz e obedecê-lo. Abra o seu coração e o seu entendimento para poder ouvir e obedecer a voz do Senhor!

2. A VOZ DE DEUS TRAZ DIREÇÃO (Jo 10.3,4, 27)

O pastor é aquele que dirige as suas ovelhas ao aprisco, às águas tranquilas, ao alimento e à segurança. Aquele que é o pastor das ovelhas tem o interesse e o cuidado para, através da sua voz, oferecer direção segura para o seu rebanho. Se você tem ouvido alguma voz que tenta dirigir a sua vida para o mal, para a destruição, para o pecado, para a separação da família e afastamento da igreja, essa voz não vem de Deus. As ovelhas de Jesus jamais ouvirão esse tipo de voz, pois elas sabem perfeitamente que não é a voz do seu Bom Pastor. Qual tem sido a voz que você tem dado ouvidos? Tem sido a voz que o conduz ao mal, ao pecado ou a voz que dirige a sua vida para o bem e para afastá-lo do pecado? Diga como está a sua vida e então você saberá que voz você tem escutado. Ouça a voz de Deus, tome uma nova direção e Ele mudará a sua história.

3.  A VOZ DE DEUS TRAZ SALVAÇÃO (Jo 10.28)

Em nossos dias, muitas são as vozes que se levantam para anunciar caminhos de salvação. Vozes que afirmam existir salvação pela prática de boas obras, salvação por voltar a viver inúmeras vezes, salvação pelas meditações, vozes que anunciam salvação até para quem já morreu, bastando apenas passar por uma “purificação” e aí será salvo. Há vozes que anunciam não existir salvação ou vida após a morte. Outras vozes anunciam que não precisamos nos preocupar com isso agora, mas devemos deixar isso para depois. São todas vozes de engano e mentira. A voz do nosso Bom Pastor, Jesus, nos ensina que a salvação está exclusiva e unicamente no arrependimento e confissão dos pecados e segui-lo fielmente. Só Jesus é o único caminho que nos conduz à Vida Eterna. (João 14.6)

CONCLUSÃO

A voz de Deus nos convida a ter, gratuitamente, a salvação que só Jesus nos oferece: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a mina palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). Se você ainda não tomou uma decisão em relação a Jesus, a voz de Deus o convida, mansamente, a recebê-lo em seu coração como seu Salvador e Senhor.