HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Os Dois Caminhos

Os Dois Caminhos

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2019 – ANO DO DERRAMAR DO ESPÍRITO”

Célula de Multiplicação –  01.09.2019

Tema:  Os Dois Caminhos

Texto:    Mateus 7:13-14

 

INTRODUÇÃO

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Sabemos que Deus nos deu o livre arbítrio. Portanto, somos livres para fazermos nossas escolhas. Porem, em nossa vida, existe dois caminhos para escolhermos em qual queremos andar. Jesus disse dele mesmo: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Após a desobediência de Adão, o pecado entrou no mundo e, com isso, todos os homens passaram a pecar, uma vez que todos nascem da semente corruptível, ou seja, com a natureza do pecado. Assim, com a entrada do pecado no mundo, surgiu a semente corruptível, ou seja, o homem nasce trazendo a natureza pecaminosa e, se ele decidir viver no pecado, esse caminho o conduzirá à perdição. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23).

 

1.   JESUS É A PORTA

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10:9).

A porta estreita significa o novo nascimento do homem, quando ele recebe Jesus como único e suficiente Salvador. Para entrar na porta estreita é necessário nascer de novo, isto é nascer da água e do Espírito. Existem dois nascimentos: o nascimento natural, quando o homem nasce do ventre de uma mulher e o nascimento espiritual, o novo nascimento, conforme nos disse Jesus (João 3:3). Isso acontece quando o homem aceita Jesus como seu Senhor e Salvador. Ao entrar pela porta estreita, o homem torna-se filho de Deus (João 1.12), deixando, assim, de ser uma simples criatura (2Coríntios 5:17).

 

2.  A ÁGUA E O ESPÍRITO

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (João 3:5). Nascer da Água significa nascer da Palavra de Deus, pois Jesus é a Palavra, o Verbo que se fez carne (João 1.1). Jesus é a Água que produz vida para todos os que n’Ele creem. Quem bebe dessa Água jamais terá sede (João 4.14). Nascer do Espírito significa nascer de Deus (1João 3:9). O Espírito Santo habita nas pessoas que aceitam a Jesus. Ao nascer de novo o homem recebe uma nova vida. A vontade de Deus é que todos sejam salvos, pois Ele não faz acepção de pessoas,


CONCLUSÃO

A vontade de Deus para a humanidade é que todos entrem pela porta estreita e sejam salvos, pois Ele não faz acepção de pessoas. A porta larga significa o pecado, os prazeres mundanos e as ciladas que satanás faz para “engodar” o homem, fazendo com que ele não se aproxime de Deus e não alcance a sua salvação.