HOME / COM a Gente / Estudo das Células / O Maior Milagre

O Maior Milagre

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2017 – ANO DO AMOR”

Célula de Multiplicação – 01.10.2017

Tema: “O Maior Milagre”

Texto:  1Timóteo 2:3-4

INTRODUÇÃO

O desejo do coração de Deus é que todos os homens cheguem ao pleno conhecimento da verdade e aceitem a Jesus como Seu único Salvador, recebendo assim a Vida Eterna. A Salvação é o maior milagre que Deus realiza na vida de uma pessoa. O Plano Redentor de Deus se cumpre, de forma imediata, na vida daquele que se entrega a Jesus. Deus estende o seu amor a todos que entronizam Jesus nos seus corações, além de perdoar os seus pecados, mediante a confissão e o arrependimento.

1.   SALVAÇÃO: UM PROPÓSITO DE DEUS

O Plano Redentor de Deus para o homem foi elaborado desde a eternidade e realizado a partir da sua queda no Éden (Gn 3.15). O propósito de Deus nesse plano se manifesta:

- Segundo a Sua presciência

Desde a eternidade, Deus já nos escolheu e preparou a nossa salvação: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácido de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Ef 1.4-7)

- Através da santificação

Santo significa “separado” do mundo. Pela ação santificadora do Espírito Santo, que convence o homem dos seus pecados, podemos viver no mundo, mas fora dos seus padrões que tanto ferem o coração do Pai. Recebemos a salvação por uma decisão de deixar todo pecado e nos entregar totalmente a Cristo, passando a viver uma vida de santificação, tendo o Espírito Santo de Deus em nós – “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade” (2Ts 2.13). 

 

2.   SALVAÇÃO: O PROPÓSITO DA VIDA ETERNA

Deus é riquíssimo em misericórdia (Ef 2.4). A Bíblia nos diz que a Sua misericórdia dura para sempre e, por causa dela, nós não somos consumidos (Lm. 3.22). Pela Sua graça, Deus nos enviou o Seu único Filho para ser crucificado e morto em nosso lugar, dando-nos a salvação eterna quando não merecíamos, pois estávamos mortos em nossos pecados – “e vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” (Ef 2.1)

CONCLUSÃO

“Pela graça sois salvos” (Ef 2.8). A aceitação dessa graça fará com que o propósito maior de Deus se cumpra na sua vida – o milagre da salvação eterna por Cristo Jesus, pois, “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).