HOME / COM a Gente / Estudo das Células / O Arrependimento Muda Tudo | 29/09/2019

O Arrependimento Muda Tudo | 29/09/2019

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2019 – ANO DO DERRAMAR DO ESPÍRITO”

Célula de Multiplicação –  29.09.2019

Tema:    O Arrependimento Muda Tudo

Texto:  Atos 3:19

INTRODUÇÃO

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).

Arrependimento significa “mudar de direção” ou “mudar o pensamento”. Deus nos ajuda a chegar ao verdadeiro arrependimento (2 Timóteo 2:25).

Após sermos trazidos por Deus para o Seu Reino, o arrependimento de todos os nossos pecados torna-se o ponto de início da nossa relação com Ele. Sem o verdadeiro arrependimento, estaremos separados de Deus. Jamais o Senhor rejeitará um coração quebrantado. Ele sempre estenderá a Sua mão para nos salvar: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1-2).

 

1.   ARREPENDIMENTO: UM PRESENTE DE DEUS

A vontade perfeita de Deus é que todos os homens se arrependam e se tornem Seus filhos (2Pedro 3:9), a fim de gozarem as bênçãos que já estão preparadas para eles desde a fundação do mundo. Esse é o grande presente de Deus para o pecador. No entanto, para que isso aconteça, o Espírito Santo convencerá o homem do “pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Assim Deus, com Sua grande, maravilhosa e infinita misericórdia, nos conduzirá ao verdadeiro arrependimento (Rm 2:4). Quando nos arrependemos, tomamos a decisão de agir de maneira diferente, deixando os pecados que cometemos ao longo da nossa vida. Começamos então, a lutar contra o pecado, a fim de vivermos de maneira diferente, com uma consciência limpa. O arrependimento genuíno traz o perdão de Deus que livra o homem de toda culpa e o leva a uma mudança de vida. Mas, para que isso aconteça, ele precisa receber Jesus como seu  Salvador e Senhor.

 

2.   ARREPENDIMENTO: MUDANÇA DE VIDA

Arrependimento gera confissão de pecados, pedido de perdão a Deus e mudança de ideias e atitudes. A pessoa que se arrepende dos seus erros deve viver de forma que agrada a Deus e abrir o coração para aceitar a correção do Senhor e aprender como viver conforme a Palavra de Deus. Isso a levará a abandonar o pecado e se  esforçar para viver corretamente, lutando para vencer as tentações e sempre buscando viver em santidade. Assim, com a ajuda de Jesus, pode rejeitar o pecado e escolher fazer o que é certo, resistindo ao diabo e às suas investidas (Tiago 4:7-8).


CONCLUSÃO

Para se arrepender, a pessoa precisa reconhecer que pecou. Ela fica triste, porque entende que o seu pecado feriu o coração de Deus. Por isso, pede – lhe perdão. A salvação acontece quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e toma a decisão de voltar para Deus, pois o arrependimento muda tudo. Amém!