HOME / COM a Gente / Estudo das Células / O Amigo Espírito Santo

O Amigo Espírito Santo

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  07.01.2018

Tema: “O Amigo Espírito Santo”

Texto:  João 16:7-13

INTRODUÇÃO

Um dos maiores privilégios do cristão é conhecer o Espírito Santo de Deus. Ele está ao nosso lado, constantemente, pronto para nos ajudar a viver a vida que Deus Pai projetou para cada um de nós. Quem conhece o Espírito Santo está consolidado na fé e quem está consolidado na fé tem, no Espírito Santo, um amigo. O desejo d’Ele é ter comunhão permanente com você e, através desse relacionamento, todos venham a conhecer a glória de Deus. Para isso, Ele realiza quatro ações:

 

1.  CONVENCE DO PECADO (João 16:18)

A primeira coisa que o Espírito Santo faz na nossa vida é nos convencer dos nossos erros. O pecado é um laço que prende o homem a fim de que ele ignore a Palavra de Deus. Para que o relacionamento com o Pai seja aprofundado, é necessário deixar o pecado. O Espírito Santo toca o nosso coração e nossa mente, deixando claro que a escolha pelo pecado coloca, em risco, a nossa vida com Deus.

2.  ENSINA A VERDADE (João 14:26)

Outra ação do Espírito Santo é ensinar a verdade que diz respeito à pessoa de Deus. Ele faz isso através da Palavra. É preciso ouvir Seus ensinos para que haja êxito na nossa vida cristã e, assim, o aprendizado será alcançado. O conhecimento da verdade traz libertação para a nossa vida: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). O Espírito Santo é o nosso melhor amigo, uma vez que amigo é aquele que fala o que precisa ser dito e, nem sempre, o que se deseja ouvir.

3.  GUIA A TODA VERDADE (João 16:13)

Guiar significa conduzir, mostrar o caminho que se deve seguir. Para ser guiado pelo Espírito Santo é preciso estar perto d’Ele. Ele conhece o caminho que nos leva para o Pai. Se prestarmos bem atenção à Sua voz, desfrutaremos, com abundância, da vida com Deus. O Espírito Santo é Deus e sabe o que é melhor para nossas vidas.

4.  AJUDA-NOS NAS FRAQUEZAS (Rm 8:26)

Todos nós temos falhas. Deus sabe disso. Mas o Espírito Santo não desiste de nós. Ainda que fique triste com nossos pecados, não permite que as nossas fraquezas nos afastem do propósito de Deus para nossa vida. No momento em que falhamos, Ele não nos acusa, mas nos ajuda a levantar e prosseguir em fé. Ele faz isso motivado pelo amor que tem por cada um de nós. Por ser nosso melhor amigo, Ele se torna uma fortaleza de ânimo, porque não aceita ver-nos derrotados, pois acredita que somos capazes de vencer.ir.

CONCLUSÃO

Faça agora esta declaração: Deus transformou a minha fraqueza em poder e deu-me o Espírito Santo para ser meu Consolador e Amigo.