HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Nosso Deus Todo Poderoso

Nosso Deus Todo Poderoso

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2019 – ANO DO DERRAMAR DO ESPÍRITO”

Célula de Multiplicação –  08.09.2019

Tema: Nosso Deus Todo Poderoso

Texto:  Salmos 139

 

INTRODUÇÃO

O Salmo 139 nos revela a soberania de Deus sobre todas as coisas e o entendimento que Davi, que o escreveu, tinha sobre quem é Deus e a forma como se relacionava com Ele. É, também, uma oração pessoal do salmista quando ele exalta os atributos e a grandiosidade do nosso Deus.

 

1.   OS ATRIBUTOS DE DEUS

É um atributo que só Deus possui. Ele nos sonda e nos conhece, pois penetra no mais profundo do nosso ser e, por isso, Ele sabe de tudo a nosso respeito, muito mais do que nós mesmos.

 

Deus conhece cada momento da nossa vida. Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo, pois não está preso a limites territoriais. A Palavra declara que Ele, de longe, conhece os nossos pensamentos. Acredita-se que cerca de dez mil pensamentos são formulados diariamente em nossa mente. Conforme estudos científicos, muitos desses pensamentos ocorrem num grau que nem mesmo nós, de forma consciente, percebemos, ou seja, Deus conhece os pensamentos que ninguém, nem mesmo nós, conhecemos. Assim, também, Deus conhece cada uma de nossas palavras, antes mesmo que elas saiam da nossa boca (vs 4).

 

A palavra “onipotente” é formada pelos termos latinos “omni”, que significa “todo”, “completo” e “potens”, que significa “poderoso”, assim, “onipotente” significa “todo poderoso”. Jó falou do poder de Deus dizendo: “Bem sei que tudo podes e nenhum dos teus propósitos pode ser impedido” (Jó 42:2). Ele estava reconhecendo a 0nipotência de Deus na realização de Sua vontade e planos, entendendo que Deus é Soberano e governa todas as coisas de acordo com a sua infinita Vontade, Sabedoria e Justiça. Sendo o poder de Deus  infinito, também infinita é a sua misericórdia. Por isso, sem que mereçamos, perdoa nossos pecados, mediante nossa confissão e arrependimento.

2.   NOSSO DEUS É AMOR

“Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1João 4: 7-8.  Deus é amor. Esse é um atributo glorioso do nosso Deus. Até mesmo aquele que diz ser ateu, mesmo com a sua dureza de coração, pode dizer isso. Mas, para entender a profundidade desse amor, saibamos que Deus ama, incondicionalmente, as pessoas, mais do que podemos imaginar. Ele tem apenas pensamentos de um futuro abençoado e uma certeza de salvação para todos aqueles que, de coração, o buscarem (Jeremias 29:11).


CONCLUSÃO

Onisciência, Onipresença e Onipotência são atributos intransferíveis do nosso Deus. Isso significa que somente Ele é quem os possui. Por isso Ele é o nosso El-Shaday, o Deus Todo-Poderoso.