HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Intimidade e Santidade

Intimidade e Santidade

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  24.06.2018

Tema: INTIMIDADE E SANTIDADE

Texto: João 15:15


INTRODUÇÃO

Devemos buscar sempre sermos íntimos de Deus e cultivar uma amizade sincera com Ele. Nesse relacionamento há duas coisas que não podem faltar: santidade e fidelidade. É na intimidade com o Senhor que descobrimos quem verdadeiramente nós somos.

1. ANDANDO EM SANTIDADE

Andar em santidade é viver segundo os padrões da Palavra de Deus e não conforme os padrões do mundo. É não se contaminar com as coisas que são abomináveis ao Senhor, pois devemos agradar a Deus e não aos homens. (Ef 6:6). Quem quer andar em comunhão com Deus, entende a importância da santidade. O segredo está em ter atitudes aprovadas pelo Senhor e que estão contidas na Sua Palavra: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17). A Palavra nos adverte de que “sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14). Ver o Senhor é estar com Ele, em intimidade, desfrutando da Sua presença, ouvindo Sua voz e não a voz da alma e compreendendo o que Ele nos fala. Então podemos dizer: “Deus falou comigo”. 

2. LIMPOS DE MÃOS E PURO DE CORAÇÃO

Na Bíblia podemos encontrar o salmista perguntando: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.” (Salmos 24:3-4). Ser limpo de mãos e puro de coração é estar limpo do pecado Fala de uma vida comprometida com o que é correto e divino. Ter um coração puro é ter a essência de Deus. Aliada à nossa santidade está a nossa vida de oração e intimidade com o Senhor. Oração é falar com Deus e deixá-lo penetrar em nosso coração para que veja a nossa condição e nos corrija e nos ajude.

3. INTIMIDADE GERA SANTIDADE

Santidade começa na intimidade com Deus. Não existe outro modo de ser santificado se não for pelo relacionamento com Ele. Intimidade gera santidade e santidade está totalmente ligada ao caráter e o caráter de Deus é puro e santo. Quando passamos a andar com o Senhor os Seus Princípios passam a fazer parte da nossa natureza, pois, quando decidimos andar na Sua presença, todos os dias, é impossível continuarmos sendo a mesma pessoa. Assim podemos ser “sal da terra e luz do mundo” (Mat 5:13-14) .

CONCLUSÃO

Podemos sentir o coração de Deus por meio da Intimidade, do Amor e da Fidelidade. Ser fiel a Deus é amá-lo com todo o nosso coração e viver em santidade “porquanto está escrito: “Sede santos, porque eu sou santo (1 Pe 1:16).