Gerados Pela Palavra da Verdade | COM 12
HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Gerados Pela Palavra da Verdade

Gerados Pela Palavra da Verdade

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  25.03.2018

Tema: “Gerados Pela Palavra da Verdade”

Texto: Tiago 1:18

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus nos ensina que a salvação é exclusivamente pela graça. Tudo que vem de bom para o homem procede da graça de Deus. “Toda boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sobra de variação.” (Tiago 1:17). Nem todos os homens são salvos. Nem todos são filhos de Deus. Precisamos sondar nossos corações e perguntar a nós mesmos se somos verdadeiros filhos de Deus em Jesus Cristo. Um dia Deus irá fazer uma separação entre os homens. Ele colocará aqueles que são Seus verdadeiros filhos à sua mão direita e os que não são à sua mão esquerda. Cada um receberá conforme o caminho que escolheu.

1.    GERADOS PELA PALAVRA

O privilégio que os filhos de Deus têm, é que eles foram regenerados, nascidos de novo, pelo Espírito Santo, através da Palavra de Deus: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade” (Tg 1:18). Recebemos muitas bênçãos depois de nascermos de novo. Todas essas bênçãos vêm através da absoluta e graciosa vontade de Deus. Deus não está obrigado a nos abençoar. Ele o faz pela Sua graça e misericórdia.  Tudo que podemos reivindicar de Deus é que Ele perdoe os nossos pecados e nos abençoe segundo a Sua Justiça. Deus não tem que explicar ao homem o porquê das Suas decisões. Ele faz tudo conforme a Sua perfeita vontade, nos céus e na terra.

2.     REGENERADOS PELO ESPÍRITO

Os ensinamentos de Deus traz grande alegria aos que creem n’Ele e lhe obedecem. Nós nos regozijamos no amor de Deus que nos escolheu para sermos Seus filhos. Aqueles que não preferem Deus, Ele os deixa seguir seus próprios caminhos. Ele teve misericórdia de nós porque nos amou primeiro, antes mesmo da fundação do mundo. Deus nos ama de forma incondicional, Ele se apraz na Sua misericórdia e, livremente, a derrama sobre nós. O nome de Deus é Amor e a Sua natureza também é amor, por isso vivemos na Sua eterna graça. Nosso primeiro nascimento foi natural, pois Deus nos fez e nos trouxe à existência para sermos primícias da Sua criação. Nosso segundo nascimento é espiritual, isto é, nascemos de novo, regenerados pelo poder divino do Espírito Santo. Então Deus nos dá uma nova vida, e nos faz novas criaturas.

CONCLUSÃO

Louvemos ao Senhor que nos amou e nos deu vida, pela Sua misericórdia, demonstrada pelo sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário, quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2:1). Nós não merecíamos a misericórdia de Deus. Muitos ainda desprezam essa misericórdia e resistem ao chamado de Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mateus 1:28).  Aqueles que, humildemente, se curvam diante de Deus e confessam seus pecados, alcançam a Sua misericórdia e a Vida Eterna.