HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Em Busca da Santificação

Em Busca da Santificação

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  17.06.2018

Tema: Em Busca da Santificação

Texto:   Hebreus 12:14

INTRODUÇÃO

A Santificação é a continuação da Obra Salvadora na vida do crente em Jesus: ”Aquele que começou em vós a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo” (Fp 1.6). A boa obra, a qual a Palavra de Deus se refere, começou pela Salvação, no momento em que, crendo em Jesus, nós o recebemos como nosso único Salvador (Jo 1.12). Como alcançaremos a santificação para nossas vidas?

 

1.   ACEITANDO JESUS COMO SALVADOR

Quando Jesus entra em nossa vida é preciso dar lugar para que Ele faça a sua obra em nós, permitindo que Ele, além de nosso Salvador, seja também o Senhor de nossas vidas. Assim é necessário que, como Jesus só falava e fazia aquilo que ouvia do Pai (Jo 5.19-20), também nós devemos estar conectados com Deus para que o nosso falar e o nosso agir estejam alinhados com a Sua vontade e Seus planos. Os pensamentos e os caminhos de Deus são altíssimos e para estarmos em linha com os Seus pensamentos e Seus caminhos, precisamos nos elevar acima dos padrões desse mundo, a fim de estarmos na Sua Presença. Para subirmos até Deus é preciso descermos, isto é, nos humilhar, renunciando a nós mesmos, negando nosso “eu”, mortificando a nossa carne. Jesus disse: ”Aquele que quiser vir após mim negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me(Mar 8.34).

 

2.    DOMINANDO A VELHA NATUREZA

Quando uma pessoa recebe Jesus e passa a viver na presença de Deus, as investidas do inimigo acontecem através de perseguições e tentações, para subjugá-la e enfraquecê-la na fé, a fim de impedi-la que ela se submeta à vontade de Deus. O inimigo tenta interferir na vida espiritual do crente para que ele não alcance a sua santificação. Por essa razão, é necessário que o crente esteja fortalecido no Poder do Senhor para vencer todas as interferências, permitindo-lhe viver a vida que Deus tem preparado para ele. Assim nos diz a Palavra: “se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisa velhas já passaram e eis que tudo se fez novo” ( 2 Co 5.17). É necessário que o crente domine a sua velha natureza, a natureza pecaminosa.  O novo homem se prostra diante de Deus para a Ele se submeter, resistindo ao maligno, deixando as práticas do mundo e mortificando as obras da carne ( 2 Co 5.17).

 

3.   SANTIFICADOS NA VERDADE

Jesus, na sua oração pelos Seus discípulos, rogou ao Pai: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Sem santificação ninguém verá o Senhor. Ver o Senhor significa estar na Sua Presença. Pessoas que estão em pecado, mentem, ouvem mentiras, maledicências, fofocas deixando contaminar seus ouvidos e seu coração e depois tomam decisões, achando que estão na presença de Deus e ouvindo a Sua voz. Mas estão no engano e dominadas pela sua carne ( Gl 5. 19-21). Jesus é a Verdade e quando Ele está no coração de uma pessoa ela fala, reproduz e age conforme a Sua Verdade. Ver o Senhor significa também subir, em santidade, ao encontro com Jesus nos ares, na ocasião do arrebatamento da igreja ( 2 Ts 4.16-17).

 

CONCLUSÃO

Buscar a Santificação é ter paz com todos, andar na Presença de Deus, firmado e edificado dentro da igreja que é o corpo de Cristo, dominar a velha natureza adâmica e pecaminosa.  A sua vida, no seu falar e no seu agir, reflete a paz e a alegria por ter Jesus como seu Salvador e Senhor.