HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Deus Cuida de Nós

Deus Cuida de Nós

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2017 – ANO DO AMOR”

Célula de Multiplicação – 08.10.2017

Tema: “Deus Cuida de Nós”

Texto:  Salmos 23

INTRODUÇÃO

Este Salmo, inspirado pelo Espírito Santo a Davi, expressa o incessante cuidado de Deus através da Sua Presença, agindo na vida daqueles que o buscam e o seguem. Deus nos ama, opera em nossas vidas cuidando de nós e também nos protegendo, guiando e nos consolando. Como o bom pastor cuida de suas ovelhas, assim Ele cuida de nós, pois somos ovelhas de Seu pasto.

1.   A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSA VIDA

Quando temos o Senhor Deus como nosso Pastor, Ele age em nossas vidas conforme está escrito nesse Salmo. Como nosso Provedor, Ele supre as nossas necessidades em todas as áreas da nossa vida. Ele é o nosso Guia, visto que nos proporciona à uma vida de paz, conduzindo-nos “mansamente as águas tranqüilas” do Espírito Santo. Deus é o nosso Pastor, pois n’Ele encontramos segurança e proteção, mesmo nas situações mais difíceis e,  ainda que andemos “pelo vale da sombra da morte”, não temeremos mal algum, porque temos a certeza de que Ele está conosco nos protegendo. Deus também nos traz consolo, confortando e refrigerando a nossa alma através do Espírito Santo que é o nosso Consolador, Conselheiro e Ajudador, quando passamos por dificuldades, angustias e problemas, proporcionando a nossa vitória, pois Ele prepara “uma mesa perante nós na presença dos nossos inimigos” (v.5). 

 

2.   DEUS CUIDA DE NÓS COMPLETAMENTE

Deus tem cuidado de todo o nosso ser: do nosso espírito, da nossa alma e do nosso corpo. Ele cuida do nosso espírito, derramando a Sua Unção sobre nós e nos enchendo d’Ele, conforme o Salmo expressa: “unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda” (v5). O Senhor também traz renovação e cura, quando refrigera a nossa alma, às vezes cansada e angustiada por situações difíceis. Deus cuida ainda do nosso corpo, suprindo as nossas necessidades na vida física, pois Ele “é o nosso Pastor e nada nos faltará”. A nossa confiança em Deus está no Seu amor por nós, pois Ele conhece as nossas necessidades e as supre. Confiamos na Sua direção para as nossas vidas, pois n’Ele temos segurança, paz, proteção, correção para nossas falhas, consolo na angústia e vitória diante do inimigo (vs 4,5).


3.   FOMOS REMIDOS PELO SANGUE DE JESUS 

Muitas pessoas andam errantes, seguindo por um ou vários caminhos sem direção, sem saber mesmo quando ou onde vão chegar e se o resultado será bom ou não para elas. Na verdade, há pessoas que ainda não têm Jesus como Pastor de suas Vidas. “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas” (Is.53:6), no entanto, Jesus nos redimiu com Seu sangue e nos deu a vida, quando n’Ele cremos e o recebemos em nossos corações conduzindo-nos, assim,  a fazer parte do Seu rebanho.

 

CONCLUSÃO

Seja qual for a situação que você está passando é preciso buscar Jesus, tê-lo como seu Pastor e segui-lo, pois Ele vai suprir as suas necessidades, trazendo-lhe proteção, segurança, consolo na angústia e vitória diante das investidas do inimigo, conduzindo-lhe mansamente a águas tranqüilas e você poderá experimentar a verdadeira paz. Assim a bondade e a misericórdia do Senhor lhe seguirão todos os dias da sua vida e você habitará na Casa de Deus por longos dias.