HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Conhecendo o Espírito Santo

Conhecendo o Espírito Santo

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  30.12.2018

Tema: Conhecendo o Espírito Santo

Texto:  João 14:16-17, 26

 

INTRODUÇÃO

O Espírito Santo é o Consolador que nos foi enviado por Deus através de Jesus. Ele nos consola em todas as nossas aflições, nos fortalecendo para que possamos resistir às tentações. Ele também nos guia à toda a verdade, nos dando discernimento para nos afastar de todo engano do inimigo.

1.  O ESPÍRITO SANTO NA EVANGELIZAÇÃO

A Bíblia nos diz, de forma bem clara, que Deus é um só, embora sendo uma Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Nós somos corpo, alma e espírito. Jesus, a parte de

Nos últimos momentos aqui na terra, Jesus ordenou aos seus discípulos que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa que consistia no derramar do Espírito Santo sobre aqueles que iam cumprir a missão de pregar o Evangelho de Cristo e fazer discípulos em todas as nações (Mt 28.19,20). Essa missão chegou até nós e o modelo para realizá-la é o Nosso Senhor Jesus Cristo, sobre quem repousou o “Espírito de Sabedoria e de Inteligência, de Conselho e de Fortaleza, de Conhecimento e de Temor do Senhor” (Is 11.2). Estes mesmos atributos devem estar sobre aqueles que receberam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, tornando-se Seu templo e Seus instrumentos para continuarem a missão de pregar o Evangelho (Mc 16.15). O Espírito Santo está presente e ativo no mundo, levando avante o plano da Redenção, convencendo o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

2.  O ESPÍRITO SANTO: FORÇA E PODER

“Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê…” (Rm 1.16).

O Espírito Santo está plenamente identificado com o Evangelho de Cristo. Sendo Ele a pessoa que convence o mundo do pecado, também nos lembra, através da Palavra, todas as coisas que Jesus ensinou para que possamos perseverar até o fim e alcançarmos a vida eterna (Mt 10.22). A Palavra de Deus tem poder, e ninguém erra o caminho quando se deixa ser guiado por ela (Sl 119.105). Esta é a escolha que o homem precisa fazer: ser guiado pelo Espírito através da Palavra ou pelos caminhos do mundo que levam à morte “Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Pv 14.12). O Espírito Santo nos conduz à Verdade, conforme está escrito:“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8:32) É o Espírito Santo, o Espírito de Vida, que através da verdade, que é Jesus (Jo 14.6), nos livra de todo jugo do inimigo e dos caminhos que conduzem à morte.

CONCLUSÃO

O Espírito Santo, hoje, é o mesmo que estava presente na criação do mundo (Gn 1.1-2), e que dinamizou a Igreja Primitiva (At 2.1-4). É o mesmo que estava sobre Jesus dando-Lhe unção “para pregar as boas novas aos mansos, restaurar os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos e abertura de prisão aos presos” (Is 61.1). Ele estará aqui até o arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus. Ouçamos o que nos diz a Palavra através do profeta Isaías: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne-se para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” (Is 55.6,7).

FELIZ ANO NOVO, FELIZ 2019 COM O ESPÍRITO SANTO  NA DIREÇÃO DA SUA VIDA!