HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Conhecendo o Deus de Abraão – 3 | El Shaday

Conhecendo o Deus de Abraão – 3 | El Shaday

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  03.06.2018

Tema: “ Conhecendo o Deus de Abraão – 3 | El Shaday”

Texto:  Gênesis 14:22

INTRODUÇÃO

Muitas pessoas, neste tempo presente, até mesmo os cristãos, parecem ter perdido o sentido da divina majestade de Deus e, em relação a Ele, comportam com ignorância e irreverência desmedidas e falta de respeito. O Seu nome é proferido muitas vezes, mas de modo profano e desrespeitoso. Um dos mandamentos do Senhor nos ensina a não tomar o seu nome em vão (Ex 20:7). Na Bíblia, Deus tem vários nomes, que explicam quem Ele é e o que Ele faz. Um desses nomes é El Shaday, Deus Todo-Poderoso.

1.  O DEUS TODO-PODEROSO

“Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17:1). Esta foi primeira vez que o nome El Shaday apareceu na Bíblia, quando Deus apareceu a Abrão e fez uma aliança com ele, mudando seu nome para Abraão. Deus prometeu dar-lhe muitos descendentes através de sua esposa Sara. Apesar de ela ser estéril e ambos serem idosos estabeleceu com eles uma aliança. Deus mostrou a Abraão que Ele é o Todo-Poderoso, ao dar-lhe um filho na sua velhice, muito depois de acabar o tempo em que sua esposa podia ter filhos. Assim, Abraão e seus descendentes passaram a chamar Deus de El Shaday, Todo Poderoso. Andar é uma boa maneira de se exercitar e de manter a boa forma. Essa também é uma verdade espiritual porque todos os que andam de acordo com as verdades da Palavra de Deus, como deve ser, são chamados de filhos de Deus. Aqueles que não são considerados filhos de Deus, andam de modo a agradar a si mesmos. Tais pessoas precisam ouvir a voz de Deus a chama-las para a Salvação e, assim, se tornarem novas criaturas.

2.  O DEUS DO IMPOSSÍVEL

Para aqueles que confiam em Deus, sabendo que Ele é o Todo-Poderoso, tudo parecerá possível de resolver. Os problemas se tornam grandes demais e, aos nossos olhos, tudo parecerá impossível de resolver se não considerarmos o poder do Senhor para nos mostrar a saída para os nossos problemas.  Se assim não for, fraquejaremos e podemos até pensar em desistir. Mas é nesse momento que o Senhor nos diz: “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” (Jeremias 32:27 NVI). Para que isso aconteça, devemos entregar nossos problemas ao Senhor e confiar no Seu poder. Não há nada que Deus não possa fazer. Ele é o Todo-Poderoso. Se Ele lhe prometeu, acalme o seu coração, pois Ele vai cumprir: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará” (Salmos 37:5).

 

CONCLUSÃO

“Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, Senhor Deus Todo Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos” (Ap 15:3).