HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Conhecendo o Deus de Abraão – 2 | El Elyon

Conhecendo o Deus de Abraão – 2 | El Elyon

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  27.05.2018

Tema: “ Conhecendo o Deus de Abraão – 2 | El Elyon”

Texto:  Gênesis 14:22

INTRODUÇÃO

El Elyon é um dos nomes de Deus usados na Bíblia Sagrada. Cada um desses nomes diferentes revela um aspecto diferente da natureza e do caráter de Deus. Se conhecêssemos nosso Deus como Abraão conheceu, mudaríamos, imediatamente, a nossa percepção sobre tudo. Deus é a mais alta autoridade do Universo (Ex 18:11).

1.   O DEUS ALTÍSSIMO

Abraão pôde perseverar em Deus, porque o conheceu como o Deus Altíssimo.  Toda riqueza, bênção e provisão vêm de El Elyon. O fato de nós o conhecermos muda a perspectiva de todas as coisas, pois começamos a ver do “alto”. É como a visão que temos quando estamos viajando de avião: vemos do alto as grandes montanhas e elevados arranha-céus, como se fossem lindas maquetes. Assim, também, nossa ótica muda notavelmente quando temos o Deus Altíssimo em nossa vida, pois todas as coisas são contempladas ao alto: o difícil torna-se fácil, o grande torna-se pequeno e o impossível torna-se possível.  Amém!

2. DEUS O JUIZ SUPREMO

Deus se revelou a Abraão como aquele que está acima de tudo e que não pode haver outro diante e nem mais alto do que Ele (Gn 20:3), Isso faz de Deus o Juiz Supremo. Ele é quem decide o destino de cada ser, seja homem, anjo ou demônio. Não há ninguém maior e nem mais poderoso do que o nosso Deus: “Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão” (Gn 14:22-23).

3.    DEUS DE TODA HONRA E GLÓRIA

O coração de Abraão nunca se apegou a nenhum bem material. Antes de encontrar-se com o rei de Sodoma, ele dava o dízimo de tudo a Melquisedeque, Sumo Sacerdote. Além disso, ele recusou toda oferta do rei de Sodoma, pois não queria tirar a Glória de Deus em nada, para que não se pensasse que sua prosperidade se devia ao rei de Sodoma e não ao Deus Altíssimo (Gênesis 14:23). Se, realmente, conseguirmos nos desapegar das coisas materiais, nossa vida se tornará mais leve. Nossas preocupações se voltarão para as coisas que de verdadeiramente possuem valor, tais como: amor, misericórdia, esperança, bondade, caridade, enfim, para as coisas eternas, que a traça não corrói como faz aos bens materiais.

CONCLUSÃO

Você se vê como um filho do Deus Altíssimo? Você se considera alguém de valor que merece as bênçãos do nosso maravilhoso Deus? Como pode alguém receber o Seu grande amor sentindo fraco e deprimido diante dos problemas e circunstâncias que os afligem?