HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Casa Favorita

Casa Favorita

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2019 – ANO DO DERRAMAR DO ESPÍRITO”

Célula de Multiplicação –  21.07.2019

Tema:    Casa Favorita

Texto:   1Co 3:16-17; 6:19-20

 

INTRODUÇÃO

A Bíblia diz que nós somos o templo do Espírito Santo de Deus. Isso significa que o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, habita em nós. Precisamos entender, com muito temor, o que isso representa para nossa vida: Deus faz do nosso corpo a Sua Casa Favorita.

 

1.  SOMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO

A verdade de que somos realmente o templo do Espírito Santo de Deus, nos leva, primeiramente, para a forma como Deus manifesta a Sua presença na nossa vida cotidiana, o que implica vivermos em santidade diante do Senhor. A Palavra de Deus nos ensina a sermos santos e a preservar a santidade em nosso corpo. Para isso, precisamos matar as obras da carne que são manifestas, gerando o pecado “as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenções, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias…” E, os “que cometem tais coisas, não herdarão o Reino de Deus”. (Gl 5:19-21). Isso deve ser um processo contínuo e diário que devemos colocar em prática. Não tem como preservar a presença de Deus em nossas vidas se não alimentarmos nosso espírito com a Palavra de Deus e com as coisas espirituais. Alimentar o nosso espírito é algo essencial para mantermos uma vida de intimidade e comunhão com o Senhor. À medida que nos relacionamos com Deus, o pecado e as concupiscências vão sendo mortificados. Devemos ter uma luta diária e um esforço constante da nossa parte em manter o nosso “espírito, alma e corpo, plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (1Tessalonicenses 5:23).

2.    SOMOS DO ESPÍRITO SANTO

O Templo era o local onde a presença de Deus habitava, no sentido de que Ele se manifestava, de tal forma, que todo o templo enchia-se com a nuvem da Sua Glória, “e não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor” (1Reis 8:10,11). Com a vinda de Jesus e o advento da nova aliança, bem como a descida do Espírito Santo,  no Pentecostes (Atos 2:1-4), Deus passou a habitar no homem através do seu Espírito. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6:19).


CONCLUSÃO

Procuremos ser cheios do Espírito Santo todos os dias da nossa vida. Guardar-se de pecar é a melhor forma. O pecado costuma entrar pelas brechas que abrimos em nossas vidas. Um corpo que é templo do Espírito Santo não pode deixar-se contaminar por coisas profanas e que entristecem o coração do Senhor. Devemos, portanto, fazer a nossa parte, porque o nosso corpo é a Casa Favorita do Espírito Santo!