HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Andando Em Unidade

Andando Em Unidade

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2017 – ANO DO AMOR”

Célula de Multiplicação – 10.09.2017

Tema: “Andando Em Unidade”

Texto:  João 17.20-24

INTRODUÇÃO

Unidade significa a qualidade do que é um ou único ou uniforme. Qualidade daquilo que não pode ser dividido, homogeneidade, uniformidade. Considerando esta verdade, Deus nos apresenta a vida em unidade como algo agradável ao Seu coração: “Como é bom e agradável os irmãos viverem em união” (Sl 133.1). Sabemos que o inimigo de Deus tem trabalhado para disseminar a desunião na igreja, na família, nos relacionamentos de um modo geral. Porém, contamos com o Espírito Santo para promover a paz e a união entre nós.

1.     COMO ANDAR EM UNIDADE

Quando há unidade de pensamento, o caminhar juntos fica muito mais tranquilo. Andando em unidade e pensando da mesma maneira, o Senhor nos leva a avançar na mesma direção, ampliando os nossos espaços e nos fazendo mais íntimos d’Ele.

A forma como agimos um com os outros, com atitudes que expressam união, quer seja na igreja, na família ou em grupo, gera um clima que leva o mundo a ver o Espírito Santo em nós.

A unidade real é alicerçada na concordância. Quando dois ou mais concordam acerca de alguma coisa, “unidos em um mesmo sentido”, falando a mesma linguagem, Deus terá prazer em abençoar e fazer com que as conquistas sejam alcançadas. Então, todos verão que a nossa unidade é modelada nos ensinamentos e exemplos da Palavra de Deus: “que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.” (1Co 1:11b)

Jesus nos diz que “a seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.” (Mt 9.37).  Esta Palavra Revelada nos ensina a ter mais sensibilidade na divisão das tarefas. Quando as dividimos proporcionalmente, mostramos que estamos verdadeiramente unidos e que não centralizamos tudo numa só pessoa. Quando dividimos tarefas e cada um as realiza com dedicação e responsabilidade, demonstramos que o nosso trabalho é feito em unidade. Isso é muito agradável a Deus.

2.     PERFEITOS EM UNIDADE

“…para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (João 17.23). A unidade entre irmãos se constitui no fator vital da igreja de Cristo. Uma das marcas da queda de satanás foi a sua rebeldia, gerada pela dificuldade de conviver pacificamente em unidade com Deus. Os relacionamentos mal vividos sempre resultam em conflitos que terminam, muitas vezes, em tragédias. A falta de unidade na Igreja pode conduzir ao fracasso na tentativa de crescer e multiplicar. Sabendo o quanto a unidade é importante, Jesus orou ao Pai em nosso favor, para que fôssemos “perfeitos em unidade”.

CONCLUSÃO

Unidade não é simplesmente ausência de conflitos e sim, o alvo focado no propósito de glorificar o nome do Senhor. As nossas diferenças não podem comprometer nossa unidade. Elas existem por permissão de Deus para produzir, em nós, amor, compreensão, respeito, sabendo que nenhum de nós é igual ao outro. Diz-nos a Palavra: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Pv 27.17 NVI). Somos afiados e melhorados quando andamos em unidade. Amém!