Amigos do Espírito Santo | COM 12
HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Amigos do Espírito Santo

Amigos do Espírito Santo

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  04.02.2018

Tema: “Amigos do Espírito Santo”

Texto:   Romanos 8:26

INTRODUÇÃO

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

Com o sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário, morrendo pela nossa redenção, recebemos a oportunidade de andar em um novo caminho, o qual nos leva à Vida Eterna. Não mais um caminho de pecados, medos, incertezas, mas um caminho de intimidade com o Senhor.

1.  O ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR

Muitos querem ter a ajuda de Deus, mas não o buscam de todo coração. Por isso, não podem ter a intimidade com o Espírito Santo, como têm aqueles que amam o Senhor e que receberam Jesus como seu único e verdadeiro Salvador e Senhor. Antes, o homem não tinha um consolador como o que temos hoje, não tinha um ajudador como o Espírito Santo. Ele veio quando Jesus ascendeu aos céus e o recebemos a partir do momento em que confessamos os nossos pecados e nos arrependemos, abrindo o nosso coração para Jesus. Nossa intimidade com o Espírito Santo não está quando fazemos boas ações, mas quando vivemos em santidade e oração,  porque não há nada que façamos que nos torne uma pessoa boa aos olhos de Deus. Somente o sangue de Jesus nos faz justificados diante do Senhor (1João: 1:7).

2.  O ESPÍRITO SANTO NOS GUIA

Muitas vezes, temos medo de dizer ao Espírito Santo o que fazemos e o que temos vontade de fazer. Isso nos impede de ter intimidade com o Ele. O Espírito Santo não quer que vivamos uma vida fingida, mas uma vida de transparência diante d’Ele. Assim nós o conheceremos realmente e entenderemos quem Ele é. Assim, Ele nos guiará pelos caminhos retos: “Mas, quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (João 16:13). Passando tempo com o Espirito Santo todos os dias, fazendo com Ele da mesma maneira que fazemos com nosso melhor amigo, nossa vida não será mais a mesma, pois Ele transformará todas as coisas em bênçãos. Sejamos para Ele apenas quem nós realmente somos. Não devemos esconder nada d’Ele, mesmo por que isso é impossível, pois Ele tem o poder de sondar nossos corações. Foi ele que nos criou e nos trouxe para sua maravilhosa luz: “O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me deu vida.” (Jó 33:4).

CONCLUSÃO

Há segredo em nós que só será revelado através da intimidade com o Espírito Santo. Com um relacionamento profundo com Ele, seremos melhores pessoas. O segredo do sucesso está em passar tempo de qualidade, em oração, no lugar secreto. O lugar secreto é um lugar de oração que você tem na sua casa. É o lugar em que nós passamos tempo na presença de Deus.