HOME / COM a Gente / Estudo das Células / A Importância De Ser Batizado

A Importância De Ser Batizado

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2019 – ANO DO DERRAMAR DO ESPÍRITO”

Célula de Multiplicação –  27.10.2019

Tema:  A Importância De Ser Batizado

Texto:   MARCOS 1:4-5

 

INTRODUÇÃO

O ensino sobre o Batismo nas águas é fundamental para todo o crente, porque é uma doutrina básica do Evangelho. O Batismo é uma das ordenanças que Jesus Cristo deixou à sua igreja. Portanto, todos devem ser batizados e conhecer o ensinamento do mesmo.

 

1.  O QUE É O BATISMO?

A palavra “batismo” vem do grego ‘baptizo’ que significa mergulhar, imergir. O batismo é um sinal de aliança com Deus. O batismo sinaliza, no Reino do Espírito, que a pessoa batizada tem uma aliança com Deus. A Bíblia revela a simbologia do mergulho em Rm 6:4: o descer às aguas significa sepultamento e morte e o subir das águas, ressurreição e vida para Deus. O Batismo bíblico é por imersão.

 

2.  POR QUE SER BATIZADO?

Ser batizado é um desejo do coração de Deus Pai. Ele deseja que seus filhos demonstrem esta aliança com Ele (João 4:1). É uma ordenança de Jesus (Mt. 28:19). Como filhos de Deus, queremos agradar e obedecer-lhe, e sermos batizados, porque Jesus nos deu o exemplo, sendo batizado (Mt. 3:15) e também, como disse a João Batista::“…porque nos convém cumprir toda a justiça”.

 

3.    QUEM DEVE SER BATIZADO?

*Todos aqueles que se arrependerem dos seus pecados e desejarem viver para Deus (At. 2:38).

* Todos aqueles que confessam a Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador (Mc. 16:16).

 

4.   QUAIS AS CONDIÇÕES PARA SER BATIZADO?

Esta pergunta foi feita a Felipe em Atos 8: 35-37. A única coisa que Deus deseja de nós é a fé. A Palavra confirma: “é lícito se crês de TODO o coração”.


5.    QUANDO DEVEMOS SER BATIZADOS?

Biblicamente, no momento em que cremos (At. 2:41; 8:38; 9:18; 10:47). Não é exigido nenhum período de prova ou de espera. Deus não exige nenhum curso.


6.    NOSSO COMPROMISSO APÓS O BATISMO

Existe um mito que deve ser tirado do meio do povo: Muitas pessoas retardam seu batismo, porque acham que não estão preparadas ou porque não conhecem a Bíblia suficientemente. Outras retardam o seu batismo, porque acham que, depois do batismo, elas terão de ter mais compromisso com Deus – a exigência fica maior. O compromisso começa no ato da conversão. Não é porque a pessoa é batizada que agora ela tem que ser “correta” e andar em santidade. A responsabilidade da santidade começou no momento da decisão. Portanto, vamos tirar este mito da cabeça das pessoas, pois isto tem sido uma arma que o diabo tem usado para muita gente não se batizar. Se a pessoa crê,  deve ser batizada, pois o compromisso já existe no coração.

 

7.    QUEM É BATIZADO É PERFEITO?

Não, mas está buscando a santificação em Cristo Jesus. Simão já era batizado nas águas (At 8:5-3), porém ainda havia algumas amarras em sua vida, pois a libertação é processual.. Entretanto, Felipe o batizou devido a sua fé em Cristo Jesus.

 

8.    QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SER BATIZADO?

* Os céus se abrem para você e terá suas orações Respondidas.

* O Espírito Santo vem sobre você

* O Senhor Deus tem prazer em você


CONCLUSÃO

Ao obedecermos a Deus, sendo batizados, nós é que seremos beneficiados com uma vida mais próxima a Deus, com nossas orações respondidas, revestimento espiritual e confirmação da nossa adoção de filhos. Vale a pena obedecer! Vale a pena ser batizado!