A Fé Que Vence o Mundo | COM 12
HOME / COM a Gente / Estudo das Células / A Fé Que Vence o Mundo

A Fé Que Vence o Mundo

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2018 – ANO DA INTIMIDADE COM DEUS”

Célula de Multiplicação –  11.03.2018

Tema: “A Fé Que Vence o Mundo”

Texto:  João 16.33

INTRODUÇÃO

“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

A Bíblia ensina que o mundo pode ser vencido. Se não tomarmos posição em fazê-lo, seremos vencidos por ele. Neste mundo, há muitas coisas que parecem ser maiores que nós, mas não são maiores que Deus.

1.   A FÉ QUE PRODUZ ESPERANÇA

O mundo em que vivemos é um mundo físico e o principio é que todo o mundo físico está sujeito ao mundo espiritual. Para se vencer algo no mundo físico é preciso usar algo no espiritual. A fé é espiritual, por isso pode vencer este mundo. Porém, a fé que estamos falando não é pensamento positivo, nem poder da mente, mas confiança total em Deus.

As aflições podem roubar a nossa confiança em Deus se não orarmos confiando nas Suas respostas. Elas operam na alma gerando pensamentos e sentimentos de insegurança. Elas roubam a paz e muitas vezes até o bom senso. Jesus disse que a maneira de combater a aflição é com o ânimo. Mas como podemos ter ânimo? O ânimo é resultado da fé. Toda pessoa que adquire fé recebe com ela o ânimo, porque a fé sempre produz esperança. Onde deve estar a nossa fé? Em Jesus, o Vencedor.

 

2.   A FÉ QUE VENCE O MUNDO

Jesus disse: “eu venci o mundo”. Este sistema humano foi superado pelo poder de Deus na vida de Jesus. Ele caminhou pela terra sendo provado e tentado em todas as áreas e não pecou. Jesus, ao vencer, estabeleceu um caminho para nós seguirmos. Quem entrar por esse caminho vai ser mais que vitorioso. Esse caminho é representado por uma pessoa: Jesus. Por isso a Bíblia diz: “Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. (1 Jo. 5:4).

 

3.   A FÉ QUE GERA UM NOVO NASCIMENTO

Todo aquele que crê que Jesus é o Messias, enviado por Deus Pai como o Salvador, é nascido de Deus (1Jo 3:9). Quem é nascido de Deus é filho de Deus. Deus se torna Pai dos que crêem na pessoa do Seu Filho Jesus. Ele, como Pai, cuida dos seus filhos e os livra de todo mal. Nascer de Deus não se refere ao sentido físico, pois todos já passamos por esse nascimento. Quando a Palavra se refere a “nascer de novo”, está falando no sentido espiritual, isto é, nascer da água e do Espírito (João 3.5).  Mais uma vez vemos o princípio do espiritual triunfando sobre o físico.

A fé é tão poderosa que é a única coisa que pode gerar um “novo nascimento”. Não adianta tentar de outra maneira. Deus prometeu que todos que crêem e têm fé em Jesus recebem filiação divina (Jo. 1:12). A vitória começa aqui. Quem nasce de novo é porque recebeu fé para vencer o primeiro nascimento. O primeiro nascimento traz vida na terra, o segundo traz vida no céu.

CONCLUSÃO

Quem tem vida garantida no céu já está por cima, e não por baixo. A fé gera o ânimo e nos dá a certeza de que Deus Pai cuida de nós até chegarmos ao nosso lar celestial. Quem tem fé tem poder para vencer o mundo. É só confiar que Deus é maior que esse mundo e que Ele está em você e lhe faz mais que vencedor. “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 Jo. 4:4).