HOME / COM a Gente / Estudo das Células / A Eterna Palavra de Deus

A Eterna Palavra de Deus

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL

“2019 – ANO DO DERRAMAR DO ESPÍRITO”

Célula de Multiplicação –  18.08.2019

Tema:  A Eterna Palavra de Deus

Texto:   HEBREUS 4:12

 

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus é a revelação de Deus à humanidadeEla está contida na Bíblia, que é o conjunto de todos os livros escritos por inspiração do Espírito Santo. Por isso, ela é “viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito e das juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hebreus 4:12). A Palavra de Deus dá vida, salva, cura, liberta e santifica aos que n’Ele creem. Ela é tão essencial para nossas vidas quanto a comida que alimenta o nosso corpo, como está escrito: “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4).  Por isso, é importante entender o que é a Palavra de Deus e procurar vivê-la e conhecê-la.

1.  A BÍBLIA É UMA INSPIRAÇÃO DE DEUS

A Bíblia é a Palavra de Deus, porque foi escrita por inspiração de DeusAs pessoas que escreveram os livros da Bíblia foram inspiradas pelo Espírito Santo, que lhes revelou Sua Palavra: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Deus não apenas inspirou os autores da Bíblia. Em várias partes dela, o próprio Deus fala direta e audivelmente às pessoas. Muitas passagens são citações das palavras que o próprio Deus falou. Sendo a Bíblia a Palavra de Deus, ela nos ensina tudo que é importante para uma vida reta, de santidade e fidelidade ao Senhor: “Toda a Escritura, divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16). Por essa razão, nela aprendemos como Deus interage conosco e tem agido, ao longo da história para nos transformar, libertar e nos dar a vida eterna. Foi para isso que Jesus veio ao mundo.

2.   JESUS É A PALAVRA DE DEUS

A Bíblia apresenta Jesus como sendo o Verbo, a Palavra de Deus que se fez carne (João 1:1-2). Ele veio para habitar entre nós: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de vontade” (João 1:14). A Palavra de Deus é viva e tem poder para nos transformar e libertar. Quando Deus fala, Ele se revela a nós. Jesus foi a maior revelação de Deus, porque Ele é Deus que se apresentou em forma humana. As palavras de Jesus eram as palavras de Deus e tudo que Ele fazia era pelo poder de Deus, respaldado pelo Espírito Santo (João 14:9-11).


CONCLUSÃO

A Palavra de Deus tem duração eterna (1Pedro 1:23). Nela devemos apoiar nossas vidas. Ela é a verdade de Deus que nos afirma que se com a nossa boca confessarmos ao Senhor Jesus e em nosso coração crermos que Deus o ressuscitou dos mortos, seremos salvos (Romanos 10:9). Aleluia!