HOME / COM a Gente / Estudo das Células / Conhecendo o Propósito de Deus

Conhecendo o Propósito de Deus

CASA DE ORAÇÃO MUNDIAL
“2016 – Ano da Graça Abundante”
Célula de Multiplicação – 11.12.2016
Tema: “ CONHECENDO O PROPÓSITO DE DEUS”
Texto:  Efésios 1:12-14

INTRODUÇÃO

A palavra propósito significa algo que se pretende fazer ou conseguir. Intento, intensão, projeto, deliberação, determinação, ordem e decreto. Para conhecer o propósito de Deus é necessário ter intimidade com Ele e com Sua Palavra.

1.  TIPOS DE PROPÓSITOS

Na Palavra de Deus, encontramos três tipos de propósitos: o propósito de Deus, o propósito do homem e o propósito do inimigo. Em João 10:10

Jesus mostra o intento do inimigo que é “matar, roubar e destruir”. Os propósitos do homem são muitos, passageiros e correspondem aos desejos de seu coração. ”Os meus dias passaram e malograram-se os meus propósitos, as aspirações do meu coração”. (Jó 17:11). O propósito de Deus é a Sua determinação, segundo a Sua vontade.

 

2.  IDENTIFICANDO O PROÓSITO DE DEUS 

Com que propósito Deus criou o homem? Com certeza, Deus criou o homem para que Ele tivesse um povo para Si, a fim de que Ele fosse o seu Senhor e habitasse no meio deles e, assim, participar da Sua Glória. Por esse razão, Deus abençoou o primeiro casal e ordenou-lhes: “Frutificai-vos e multiplicai-vos…” (Gn 1:22). Mas satanás tentou atrapalhar o propósito de Deus, conduzindo o homem ao pecado, afastando-o do seu Criador. Porem, Deus estabeleceu o Seu propósito de trazer o homem de volta para Ele, elaborando o Plano da Salvação através de Jesus Cristo.

O propósito de Deus, além de ser perfeito, caracteriza-se por ser:

- Eterno: (Ef 3:11; Pv 19:21).

- Segundo o conselho da Sua vontade (Ef 1:11).

- Firme por aquele que nos chamou (Rm 9.11).

 

3.   PARA QUEM É O PROPOSITO DE DEUS

O propósito de Deus é determinado ao homem: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para dar o fim que esperais” (Jr 29:11). Mas também o propósito de Deus é destinado a uma nação: “E levantará pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá, congregará desde os quatro cantos da terra” (Is 11.12). Deus criou cada um de nós com um propósito que já existia mesmo antes de sermos formados do ventre de nossa mãe (Jr 1:15). Devemos nos empenhar em  trazer para Deus os que se perderam na caminhada, ganhando vidas para o Reino de Deus, fazendo discípulos para Jesus.

O propósito para o qual Deus nos criou, precisa ser cumprido e, por essa razão, devemos estar na Sua presença, permitindo que Ele complete a obra que começou em nós: “Tendo por certo isto mesmo que aquele que em nós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Fl 1.6).

 

CONCLUSÃO

O propósito de Deus consiste em restituir ao homem: a vida (Jo 10:10), a Presença da Sua Glória perdida no Éden (Rm 3:23) e o Seu senhorio sobre ele.

Batalhar incessantemente pelos desejos do próprio coração podem trazer decepções e frustrações na vida daqueles que, dessa forma, procedem. Entretanto, permitir ser guiado pelo Espírito Santo aos propósitos de Deus, significa encontrar o sentido para a própria vida através do propósito para o qual Deus o criou.