HOME2 / COM a Gente / Estudos / Devocional / Proscritos estão incluídos

Proscritos estão incluídos

Mas Ele precisava passar por Samaria. João 04:04.

Este é um verso um pouco estranho. Ele vem no meio de uma das missões do Mestre enquanto Ele viaja da zona sul de Israel para a região norte da Galiléia. Há um sentido de urgência nele para passar por Samaria, um desvio do seu destino. O que poderia ser importante o suficiente para fazer com que o Rei do Cosmos saísse de seu caminho?

Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. João 4:5-7

Você viu o compromisso divino? Jesus passou por Samaria, para salvar esta mulher. Isto foi ainda mais surpreendente porque, naquela cultura, homens olhavam para as mulheres como posses, não pessoas. Outro choque social contra ela é que ela era uma samaritana. Os judeus desprezavam os samaritanos por causa de algo que acontecera séculos antes. Os assírios tinham conquistado uma determinada região de Israel, levaram a maior parte dos israelitas, e os substituíram por pessoas de terras estrangeiras. Essas pessoas se casaram, e os samaritanos eram os subprodutos dessas relações mistas. Os judeus os viam como mestiços espirituais, impróprios e indignos de Deus. Para piorar a situação, esta mulher foi viver com um homem com quem não era casada (João 4:18).

Se você fosse um homem judeu, naquele dia, como Jesus foi, você teria tido uma certa dificuldade em encontrar a pessoa mais improvável para falar. No entanto, não só Jesus falou com ela, mas mudou de itinerário por ela. Esta é a maneira como Ele é. Ele sai do seu caminho para chegar às pessoas mais desprezadas e desanimadas deste mundo, porque Ele tem um coração enorme pelo proscrito (Isaías 66:2).

Você conhece alguém que é desprezado? Há alguém no trabalho ou na escola, que carrega o peso de todas as piadas? Essa é a mesma pessoa com quem Jesus quer que você compartilhe o evangelho. E em muitos casos, essa é a pessoa que vai ser a mais receptiva à mensagem do amor de Deus.

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS POR: Pastor Harry Urquiza, 03-01-2016.