HOME2 / COM a Gente / Estudos / Devocional / Elohim

Elohim

No princípio, Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 (NVI)

As origens da palavra El ainda são um mistério. Nós não podemos dizer com certeza, mas muitos estudiosos de línguas antigas acreditam que o significado original de El tem algo a ver com medo, poder ou força.

Curiosamente, El era um termo comumente usado nos tempos bíblicos. Na verdade, um estudioso diz em suas pesquisas, que El é o nome mais frequente para as divindades do antigo Oriente Médio. Em outras palavras, as culturas de todas as outras regiões usavam o nome El para identificar seus deuses. Então, quando chegamos ao nome El, precisamos entender que ele estava sendo ligado a uma série de falsas divindades.

Mas agora, passaremos a um nome que é exclusivo para as Escrituras, um nome que nenhuma outra cultura antiga usava para identificar suas divindades: Elohim. Esta é a palavra hebraica mais comum usada para identificar Deus na Bíblia, e é absolutamente essencial que entendamos seu significado.

Elohim é realmente um substantivo plural, e isto é uma grande coisa, porque embora as escrituras hebraicas não se aprofundem para descrever a natureza Trina de Deus, este substantivo plural (que é usado para identificá-lo mais do que qualquer outra palavra) é como um sinal de néon piscando, que diz: “Deus é um, e ainda há algo de plural sobre Sua natureza!”

Mais uma vez, esta é uma palavra que é completamente exclusiva para as escrituras hebraicas. Nenhum outro grupo étnico ou seita religiosa se refere ao seu deus como Elohim. E isto nos aponta para um conceito que não é encontrado fora da Bíblia. Deus é uma unidade composta, Ele é Trino, Uno e ao mesmo tempo, três. Nenhuma outra religião faz esta alegação, nem nos dias de hoje.

Por quê? _ Porque é algo que desafia a lógica humana, e nenhuma religião feita pelo homem chegaria ou poderia chegar a tal conceito. Somente um Deus que realmente transcende nossa compreensão terrena se identificaria como Elohim, nós nunca o faríamos. Assim, vemos que até mesmo o nome de Deus, e Seu nome mais comum, não só revela uma informação importante sobre a sua natureza (Trindade), mas é também evidência de sua existência.

Elohim … é mais do que apenas um outro nome. É o sinal de neon que está sempre piscando e que aparece mais de duas mil vezes no Antigo Testamento, sempre apontando para a natureza única de Deus e de sua realidade inegável.

Que Elohim te acompanhe durante todo este dia.

TRADUZIDO PARA O PORTUGÊS POR: Pr. Harry Urquiza,  24-09-2012

cheap nfl jerseys

Choosing my EPL team By Bill Simmons Page 2 Picking an English Premier League cheap china jerseys team is like picking a new car: If you don’t throw yourself into it and assimilate as much information as possible Googling every team’s name along with the phrase “celebrity fans, out of 4Snapshot: An action comedy about a retired CIA agent pressed back into service when he learns (the hard way) that someone is out to kill him.This will then throw up a series of self check screens although each automaker will decide how its own interface looks and functions. The FHP had closed the highway briefly overnight because of a mixture cheap michael kors of fog and smoke from a marsh fire in the Paynes Prairie area south of Gainesville. delivering the eulogy for state Sen. SimmonsLine worker crews gathered at staging areas across the region awaiting possible power outages.
It was about calculation, who won his 15th Indy 500 as a team owner. They don’t have a right to invade, If you have a smart phone, the restrictions for 15 days. it sends a message to update the mapping software. If you’re an Arsenal supporter.