HOME / COM a Gente / A Visão Celular

A visão celular

A explosão do movimento celular em nosso século aconteceu com a experiência de David Young Cho, na Coréia, com sua igreja ultrapassando a marca de um milhão de membros através dos chamados grupos familiares. A partir daí, inúmeras igrejas ao redor do mundo têm adotado esta estratégia. Uma delas é a Missão Carismática Internacional (MCI), de Bogotá, capital da Colômbia. Sob a liderança do casal César e Cláudia Castellanos, esta igreja nasceu em 1984 com oito pessoas na sala de sua casa. A princípio, adotando o modelo coreano, Castellanos experimentou um sucesso limitado, até que Deus lhe deu a estratégia dos grupos de doze. Os detalhes desta experiência estão narrados no livro “Sonha e Ganharás o Mundo”, publicado pela Palavra da Fé – Produções.
A congregação de Castellanos contava com setenta células, quando Deus lhe deu o modelo dos doze, em 1991. De lá para cá esse número se multiplicou muitas vezes e hoje a MCI conta com mais de cem mil membros e trabalha para alcançar suas trinta mil células. A experiência não ficou confinada em Bogotá. Milhares de pastores de todo o mundo (e especialmente do Brasil) têm ido à Colômbia e abraçado a visão para suas igrejas. Uma delas, o Ministério Internacional da Restauração, baseado em Manaus/AM e pastoreado por René Terra Nova, também o Ministério Casa de Oração Mundial, com sede em Salvador/Ba, liderados pelos Aps. Milton Ebenézer e Niara Souza tornou-se referencial para o Brasil. Abraçando o modelo, este Ministério pulo de mil para dez mil membros na atualidade.

A Metodologia da Visão

O mais importante na visão celular é a direção e a unção de Deus. Mas toda a visão que recebemos precisa ser acompanhada de uma estratégia organizada para que se torne real. A visão que temos é de uma igreja numerosa como a areia do mar.
Segue abaixo os passos que possibilitam a multiplicação de discípulos. Esses passos possuem 4 pilares que são chamados de Escada do Êxito ou Escada do Sucesso.
Ganhar -> Consolidar -> Treinar -> Enviar

Ganhar: Conquistam-se vidas através de todos os meios direcionados por Deus (cultos, redes, etc…). A oração de confissão tem sido uma estratégia bem sucedida. Consiste em conduzir o não crente em oração, levando-o a confessar a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Consolidar: Consiste em uma estrutura que possibilite ao novo convertido permanecer firme em sua decisão por Cristo. A palavra consolidar significa tornar sólido, firmar, solidificar.

Treinar: Uma das chaves para o sucesso está em bom treinamento. É necessário treinar as vidas que o Senhor acrescenta a Igreja para que elas possam dar frutos. Jesus treinou os seus discípulos.

Enviar: Uma das palavras de grande importância na visão é “reprodução”. O discípulo é enviado para liderar sua célula e reproduzir o caráter de Cristo que está nele em outros. Paulo disse “sejam meus imitadores“; precisamos ser modelo em todo o nosso viver (1 Co 11.1).

Abaixo Passos Para Cada Discipulo:

Ganhar:
1. Conquistar vidas para Cristo.

Consolidar:
1. Palavra de boas vindas aos visitantes.
2. Receptividade da Igreja (devemos imitar os céus, porque “há alegria no céu quando um pecador se arrepende” (Lc 15.7)
3. Palavra e oração do líder de consolidação em uma sala designada.
4. Ficha de novo discípulo.
5. Fonovisita (telefonema em até 48hs).
6. O líder de consolidação designará um consolidador (o consolidador faz parte de uma célula).
7. Visita do consolidador em até 7 dias (ministrações específicas).
8. Inserção na célula.
9. Pré-Encontro.
10. Encontro.
11. Pós-Encontro.

Treinar:
1. Escola de Líderes (+- 9 meses).
2. Reencontro

Enviar:
1. Liderar sua própria célula.